Nova picape da VW revela mais detalhes com solução de Nivus e Tera

Flagra com um VW Tiguan de “mula” esconde algumas novidades da picape rival de Toro e Montana
Vinicius Moreira
Por
18.03.2025 às 15:07
Compartilhe:
Flagra com um VW Tiguan de “mula” esconde algumas novidades da picape rival de Toro e Montana

Não é só no Brasil que a Volkswagen está tentando esconder sua nova picape. Assim como o Tera, a montadora está usando a Suécia para rodar com a picape camuflada e usando o VW Tiguan como “mula” – carro usado para despistar o verdadeiro modelo testado.

No flagra, publicado pelo site Carscoops, a picape escondida na carroceria do SUV mostra algumas novidades que a Mobiauto ainda não revelou. Mesmo sob a camuflagem, foi possível identificar uma solução que a VW já adiantou para modelos como Nivus e Tera aqui no Brasil.

Você também pode se interessar:

Antes de tudo, vale ressaltar que a Mobiauto adiantou com exclusividade que a VW Tarok ou Udara, ainda sem nome confirmado, usará suspensão da Fiat Strada para levar mais carga.

Outro flagra também adiantou que a picape poderá utilizar o famoso engate, algo que a futura concorrente Chevrolet Montana não consegue por motivos estruturais.

Olhando um pouco mais para dianteira da picape, a camuflagem até esconde bem, mas dá para ver tomadas de ar embaixo dos faróis. O uso da entrada nessa posição não fica restrita à nova linguagem de design da marca. No Nivus, por exemplo, elas deixam de ser apenas elementos visuais para serem funcionais.

No SUV cupê, por exemplo, as tomadas de ar deixaram o Nivus mais rápido e econômico. E isso se deu por conta da solução aerodinâmica feita pelas duas aberturas no para-choque dianteiro, já que não houve alteração no motor 200 TSI, que continua a ofertar até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque.

O Tera é outro lançamento da VW que traz essa solução. Ainda não temos os dados do SUV, mas também podemos ver que essa opção no lugar onde comumente ficaria os faróis de neblina tem sido algo frequente, como nas recentes reestilizações de T-Cross, Jetta GLI e Tiguan.

Com a iluminação feita totalmente por LEDs para faróis e lanternas, o uso dos faróis de neblina passou a ser desnecessário, muito por conta da evolução na eficiência de iluminação e potência do facho de luz. Por isso, os novos projetos conseguem encaixar as luzes de iluminação baixa e alta e de posição diurna (DRL) em uma peça só.

Chamada também de projeto VW 247, a nova picape da marca alemã será produzida sob a plataforma MQB A0, a mesma de Virtus, Nivus, Polo e T-Cross. A picape monobloco saíra direto das linhas de montagem da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde o T-Cross é feito.

Sob o capô, existe a possibilidade da picape já chegar híbrida, ou seja, com o novo motor 1.5 TSI Evo2, que será produzido em São Carlos (SP). A Mobiauto também já mostrou qual a previsão de lançamento, que deverá ser depois da chegada da Fiat Toro híbrida.

Dessa forma, o 1.5 eTSI, que comparta um sistema híbrido, pode oferecer bem mais do que os 150 cv e 25,5 kgfm de torque, podendo alcançar os 272 cv. Assim, uma faixa de desempenho mais compatível com as rivais.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp