VW Polo GTS tem fim confirmado para ganhar substituto no Brasil

Hatch esportivo deixa de ser vendido depois de pouco mais de cinco anos no país
Diego Dias
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18.03.2025 às 14:05 • Atualizado em 23.04.2025
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Hatch esportivo deixa de ser vendido depois de pouco mais de cinco anos no país

Depois de cinco anos de presença no mercado brasileiro, o VW Polo GTS sai de linha, algo que foi confirmado pela própria marca à Mobiauto. O hatch esportivo já não aparece mais no configurador da Volkswagen do Brasil, dessa forma o modelo perde uma versão e passa a ser vendido em seis configurações no país: Track, MPI, TSI, Sense, Comfortline e Highline.

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Vendido até então por R$ 155.000, o VW Polo GTS dá seu adeus, mas a marca não deixará de atender os entusiastas da marca que tinham apego à sigla icônica que começou lá na década de 1980 com o Gol GTS, já que o hatch sai de linha para ter outro substituto. Estamos falando do Nivus GTS, versão um tanto esperada do SUV-cupê que deve dar as caras em meados de maio, quando deverá ter suas vendas iniciadas.

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Abaixo, confira a nota oficial da Volskwagen enviada à reportagem da Mobiauto.

“A Volkswagen do Brasil confirma o encerramento da produção do Polo GTS, decisão estratégica que visa otimizar sua gama de produtos. Em 2025, a marca segue comprometida com a oferta de opções esportivas no mercado brasileiro, com o lançamento já confirmado dos novos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI. Trata-se do resgate da esportividade, com a ampliação do portfólio com alternativas para diferentes clientes e faixas de preço”.

Com isso o Polo GTS nos deixa para dar espaço ao Nivus GTS, que tudo indica apostar na mesma receita do hatch esportivo, que de certa forma pegava carona no Polo GTI europeu. Isso porque o Polo GTS contava com os mesmos faróis do irmão vendido no velho continente, um conjunto de faróis full LED com a tecnologia IQ.Light Matrix, que é capaz de desligar partes dos LEDs para “recortar” carros que trafegam à frente do motorista no mesmo sentido ou que cruzam com ele no sentido oposto, assim evitando o ofuscamento da visão.

Embora seja um substituto com a mesma proposta, o Nivus não deverá contar com o recurso de faróis IQ.Light Matrix pelo valor elevado e porque a Volkswagen não tem disponível na prateleira o conjunto óptico do Nivus/Virtus com esse sistema. Homologar esse recurso para ser usado apenas em uma versão esportiva não seria lógico financeiramente.

O que não muda é que o Polo GTS deverá ceder o mesmo motor 1.4 turbo flex de quatro cilindros ao Nivus GTS, cuja potência máxima é de 150 cv a 4.500 rpm e o torque de 25,5 kgfm a 1.500 rpm. O câmbio é o mesmo automático de seis marchas Tiptronic da Aisin, com aletas atrás do volante para trocas manuais.

Os números de aceleração e velocidade máxima devem ficar algo próximo do Polo GTS, que cumpria a prova de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, enquanto a máxima era de 206 km/h, segundo dados de fábrica sempre com etanol no tanque. Para efeito de comparação, o Nivus hoje vai de 0 a 100 km/h em 10s e alcança os 192 km/h de velocidade máxima.

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