Toyota Corolla híbrido: os principais problemas, segundo os donos

Apesar da complexidade do sistema híbrido, principais defeitos são em itens mais simples
GS
Por
24.04.2025 às 05:00 • Atualizado em 25.04.2025
Compartilhe:
Apesar da complexidade do sistema híbrido, principais defeitos são em itens mais simples

O Toyota Corolla não é um dos queridinhos do mercado por acaso. Com fama de ser um carro confiável, confortável e fácil de revender, o sedan médio tem ótima aceitação em praticamente qualquer faixa de ano e tempo de uso.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Além de todo o histórico favorável, o Toyota Corolla se consolidou na liderança absoluta do segmento após a chegada de sua décima primeira geração, lançada em 2019 totalmente renovada e com a primazia de ser o primeiro automóvel híbrido flex do mundo.

Você também pode se interessar por:

O conjunto híbrido herdado do Prius é formado pelo motor 1.8 aspirado de ciclo Atkinson, adaptado para funcionar com etanol, associado a um propulsor elétrico para entregar 122 cv de potência combinada (o torque máximo combinado é estimado em 20 kgfm em determinadas condições).

Um câmbio automático CVT com engrenagens planetárias faz o gerenciamento da entrega de força dos motores a combustão e elétrico às rodas dianteiras. A bateria de 1,3 kWh permite ao Corolla Hybrid rodar apenas 1,5 quilômetro no modo puramente elétrico, uma vez que a principal função do motor movido a eletricidade é auxiliar a unidade a combustão para reduzir o consumo de combustível e as emissões.

De qualquer forma, o Toyota Corolla híbrido tem consumo declarado de 17,5 km/l na cidade, quando abastecido com gasolina, de acordo com as medições do Inmetro. Mas não é incomum superar essa média, dependendo das condições de uso do veículo.

No entanto, como todo carro, o Toyota Corolla híbrido também está sujeito a defeitos mecânicos. Proprietários do sedan relatam os problemas em fóruns na internet e no site Reclame Aqui. Apesar da maior complexidade do sistema híbrido – que, teoricamente, poderia ser mais suscetível a defeitos – as reclamações são pontuais e dizem mais a respeito do mal funcionamento do carregador de celular por indução ou da central multimídia, mas há queixas mais recorrentes sobre o acabamento do volante, que descasca, e infiltração e barulhos no teto-solar elétrico.

Confira os principais problemas do Toyota Corolla híbrido, segundo os donos:

1.       Volante descascando

Os donos do Toyota Corolla híbrido relatam no Reclame Aqui que o volante do sedan começa a descascar espontaneamente, apesar de os carros serem bem cuidados e com baixa quilometragem. “Possuo um Corolla Altis Premium Hybrid com aproximadamente 50 mil km rodados. Notei que o volante está esfarelando e soltando a borracha que o reveste. Fiz todas as revisões na concessionária e, na última [revisão], havia dois Corollas efetuando a troca do revestimento. Falei com o mecânico e ele falou que isso ocorre em vários Corollas (sic)”, relata Gabriel, de Serra (ES).

Um consultor da Central de Relacionamento da Toyota respondeu a reclamação do cliente na própria plataforma do Reclame Aqui, explicando que no Manual do Proprietário há a relação de prazos de itens de desgaste natural do veículo e, “com base nessa informação, o volante do seu veículo encontra-se fora do prazo vigente de garantia desde 2023, impossibilitando a realização de intervenções cobertas por garantia”. O cliente não se manifestou após o contato da fabricante.

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6, caso 7, caso 8, caso 9

2.       Teto-solar

Os donos do Toyota Corolla híbrido também reclamam que o teto-solar de seus carros apresenta ruído incomum e até mesmo infiltração de água, que acaba gerando odor de mofo no interior do veículo.

“Estou com um problema horrível no teto-solar do meu carro. Esse problema estou vendo que é recorrente da grande maioria (sic). Esse carro veio com um defeito crônico no teto, ele faz muito barulho. Um carro tão lindo e com uma mecânica excelente e confiável - esse foi o real motivo por escolher a marca - mas veio com um defeito crônico, pelo que fiquei sabendo as novas borrachas de vedação vieram com uma qualidade muito superior e que isso não acontece mais”, conta o cliente Rodrilson, de Cariacica (ES).

Neste caso, a Toyota entrou em contato com o consumidor, que foi orientado a levar o veículo à concessionária para reparo. Na consideração final, o cliente elogiou o atendimento da marca.

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp