Nissan Sentra (8ª geração): os principais problemas, segundo os donos

Sedan médio tem qualidades, mas donos se queixam de problemas na direção e da falta de peças nas concessionárias
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10.04.2025 às 18:39 • Atualizado em 25.04.2025
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Sedan médio tem qualidades, mas donos se queixam de problemas na direção e da falta de peças nas concessionárias

A oitava geração do Nissan Sentra foi lançada na China em 2019, mas chegou ao Brasil somente em 2023, importado do México nas versões Advance e Exclusive. Além do novo visual, o sedan médio foi totalmente reformulado estruturalmente e em conteúdo, mas manteve a tradicional motorização 2.0 aspirada.

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Medindo 4,64 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos, o Sentra tem praticamente o mesmo tamanho da geração anterior, embora tenha ficado cerca de 6 centímetros mais largo (1,82 m). A altura, no entanto, foi reduzida em cerca de 4 cm, enquanto o porta-malas de 466 litros é 37 litros menor que o do antecessor.

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A suspensão traseira trocou o eixo de torção pelo sistema independente multilink para aprimorar a dinâmica – possivelmente por influência dos consagrados Honda Civic e Toyota Corolla, os principais concorrentes do Sentra, de acordo com a própria Nissan.

Diferentemente dos sedans europeus, que utilizam motorização turbo, o Nissan Sentra seguiu a tradição do compatriota Toyota Corolla e manteve o motor 2.0 aspirado com câmbio automático CVT. O novo propulsor, movido apenas a gasolina, recebeu injeção direta de combustível, válvula de controle de fluxo de ar, entre outras melhorias, para funcionar no ciclo Atkinson – mais eficiente em termos de consumo.

São 151 cv de potência a 6.000 rpm (11 cv a mais) e os mesmos 20 kgfm de torque a 4.000 rpm do antigo 2.0 flex da geração anterior.

A transmissão automática CVT com oito marchas simuladas tem respostas mais rápidas que o câmbio do modelo antigo por contar com o auxílio de um conversor de torque.

O Nissan Sentra de oitava geração é equipado de série com seis airbags; controles de estabilidade e tração; freios a disco nas quatro rodas com ABS; alertas avançado de colisão frontal e de atenção do motorista; faróis de LED com acendimento automático; faróis de neblina em LED; direção elétrica; ar-condicionado digital de duas zonas; bancos revestidos de material imitação de couro com aquecimento e regulagem elétrica para o motorista; chave presencial; painel com tela de 7 polegadas; central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay; controle de cruzeiro; borboletas para trocas de marchas no volante; rodas de liga leve de 17”, entre outros.

Na versão topo de linha Exclusive são adicionados teto solar elétrico, sistema de som Bose, acendimento do facho alto dos faróis, partida remota do motor, retrovisor interno antiofuscante, rebatimento elétrico dos espelhos externos, além das assistências de condução, que incluem o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de prevenção de mudança de faixa e câmeras com visão em 360°.

Em 2024, o sedan médio passou por uma discreta reestilização e ganhou novos equipamentos de série, como monitoramento de ponto cego, alertas de colisão frontal e tráfego cruzado traseiro.

Os principais problemas do Nissan Sentra (8ª geração)

Falta de peças

Embora o sedan seja bastante elogiado por suas qualidades técnicas, a reclamação mais recorrente por parte dos proprietários na plataforma Reclame Aqui é a falta de peças de reposição nas concessionárias. Alguns clientes relatam que os seus carros ficam semanas parados à espera de componentes. A Nissan tem respondido boa parte dos casos, que são resolvidos em sua maioria.

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6, caso 7, caso 8

Caixa de direção

O defeito mais recorrente tem a ver com a caixa da direção elétrica. Segundo os donos do novo Nissan Sentra, é comum ouvir estalos durante a condução do veículo. Em alguns casos, o sistema deixa de funcionar adequadamente, provocando nos condutores o receio de se envolver em acidentes. A exemplo das reclamações sobre a falta de peças à pronta entrega, os relatos sobre problemas na direção também são quase todos respondidos pela Nissan no Reclame Aqui.

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4

Além desse problema, alguns proprietários também se queixam, em menor número, de barulhos no acabamento interno e nas suspensões.

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