Fiat Strada (2020-2025): principais problemas, segundo os donos
A segunda geração da Fiat Strada estreou em meados de 2020 para manter a hegemonia do segmento de picapes compactas, conquistada pela geração anterior há mais de 20 anos. Bastante renovado, o modelo não demorou para disparar nas vendas, a ponto de liderar o mercado brasileiro desde 2021.
Com visual inspirado na irmã maior Toro, a Fiat Strada de segunda geração é construída a partir de uma plataforma que mescla elementos estruturais do modelo antigo com componentes do Argo para permitir a adoção de novos equipamentos de conectividade e segurança.
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Com isso, desde a versão de entrada a picape é equipada de série com controles de estabilidade e tração com função do bloqueio do diferencial das rodas dianteiras para proporcionar maior aderência em pisos escorregadios. As configurações de cabine dupla passaram a ter quatro portas, airbags laterais e sistema Isofix para ancoragem de cadeirinhas infantis no banco traseiro.
Todas as versões saem de fábrica equipadas de série com os obrigatórios airbags frontais e freios com ABS, além de ar-condicionado, computador de bordo, luzes de rodagem diurna embutidas nos faróis, porta-escada e caçamba com protetor plástico, iluminação e tampa com alívio de peso.
Na época do seu lançamento, a Strada chegou ao mercado com a versão Endurance movida pelo recém-aposentado motor Fire 1.4 flex de 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque (mantido até 2023), combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
Por ser uma variante mais voltada ao trabalho, a Endurance 1.4 possuía direção com assistência hidráulica, uma vez que a direção elétrica era adicionada somente nas versões com o motor Firefly 1.3 flex de quatro cilindros de 107 cv e 13,7 kgfm, disponível a partir da configuração Volcano.
No final de 2022, a Fiat Strada inovou ao ser a primeira picape compacta do Brasil com câmbio automático com a introdução da transmissão CVT com sete marchas simuladas atrelada ao motor Firefly 1.3.
No ano seguinte, em 2023, o modelo teve a primazia da categoria ao combinar esse câmbio automático com o motor 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm.
Independentemente da motorização, a Fiat Strada é capaz de carregar 650 kg nas variantes de cabine dupla (caçamba de 844 litros) e 720 kg nas de cabine simples (1.354 litros). A picape manteve a consagrada suspensão traseira com eixo rígido em formato ômega e feixes de molas semielípticas, reconhecida por sua robustez.
Principais defeitos da Fiat Strada (2ª geração)
Embora já esteja caminhando para o quinto ano de produção e já tenha superado a marca de 500 mil unidades produzidas em Betim (MG), a segunda geração da Fiat Strada não tem muitos defeitos relatados pelos seus proprietários. No site Reclame Aqui e em fóruns na internet há queixas pontuais sobre vazamento de óleo do motor. No entanto, há registros consideráveis de reclamações de vazamento do líquido de arrefecimentos dos motores Firefly 1.3 aspirado e T200 1.0 turboflex.
“Fiz a compra de uma Strada Turbo no final de 2024. Após a vistoria feita em concessionária, passou a vazar água do motor por baixo do carro, mesmo ele estando parado (sic). Liguei para a loja que fiz a compra e foi solicitado levar [o veículo] para a assistência. Ao chegar, queriam me cobrar para descobrir o problema, sendo que o carro ainda está na garantia”, relata no Reclame Aqui um cliente de Brasília (DF).
Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5, caso 6, caso 7