Volkswagen Polo Track: os principais problemas, segundo os donos

Hatch estreou prometendo a mesma robustez do Gol, mas proprietários reclamam de problemas nos freios e na injeção eletrônica
GS
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27.09.2024 às 16:46
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Hatch estreou prometendo a mesma robustez do Gol, mas proprietários reclamam de problemas nos freios e na injeção eletrônica

O Volkswagen Polo Track foi lançado em 2023 com a delicada missão de substituir o icônico Gol, aposentado após 42 anos de muita história e mais de 7 milhões de unidades vendidas no Brasil. Ao invés de desenvolver um carro do zero, a Volks recorreu ao seu portfólio atual para criar o sucessor do seu modelo mais bem-sucedido no país.

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O Polo Track é uma variante simplificada visualmente e em conteúdo do Polo de sexta geração, fabricado no Brasil desde 2017. Embora seja mais sofisticado estruturalmente que o Gol – pelo fato de ser construído a partir de uma plataforma mais moderna – o Polo Track aposta no conteúdo mais enxuto que os das demais versões para honrar o legado de seu antecessor – o que vem dando resultado, uma vez que liderou as vendas entre os carros de passeio em 2023.

O visual, por exemplo, foi retocado apenas no para-choque dianteiro e na grade frontal, porém, mantendo os faróis de antes da reestilização aplicada ao Polo em 2022. Na traseira, as lanternas ganharam acabamento escurecido e um adesivo com a inscrição “Track” foi posicionado no centro da tampa do porta-malas.

O interior tem acabamento mais simples, com predominância de plástico rígido e bancos revestidos de tecido cinza. Mimos, como rádio, volante multifuncional e computador de bordo chegaram a ser oferecidos somente como opcionais. Ao menos, o hatch conta com quatro airbags, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico como itens de série.

Sob o capô, o Polo Track lança mão do motor MPI 1.0 flex aspirado de três cilindros, que entrega até 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque, conectado ao bom câmbio manual MQ 200 com engates precisos das cinco marchas.

Econômico, esse propulsor tem consumo declarado de 13,4 km/l na cidade e de 15 km/l na estrada quando abastecido com gasolina, de acordo com as medições do Inmetro.

Para assumir o posto de carro de entrada da Volkswagen na América do Sul, o Polo Track recebeu suspensões retrabalhadas para suportar as condições de rodagem da região – e justificar a fama de carro robusto que consagrou o Gol durante quatro décadas.

Principais problemas

Freios

Proprietários do Polo Track relatam no site Reclame Aqui defeitos relacionados a barulhos na suspensão. No entanto, os freios do hatch lideram as queixas:

“Sou proprietário de um Polo Track 2023/2024 há seis meses. Apesar da pouca quilometragem, o mesmo já apresenta pancada nas rodas dianteiras quando se aciona o freio (sic). Procurei uma autorizada na minha região, onde foi constatado problema nas pastilhas de freio. [Na concessionária] me disseram que havia uma folga nas pastilhas das rodas e todas as concessionárias são orientadas a não trocá-las, mas colocar presilhas em cada pastilha”, conta o cliente Fernando, de Olinda (PE).

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4, caso 5

Injeção de combustível

Outro problema entre os mais recorrentes informados pelos proprietários refere-se à uma falha no sistema de injeção, que leva à perda de potência do motor durante a utilização do veículo.

“Em 20 de março de 2024, realizei a compra de um veículo da marca Volkswagen, Polo Track, zero km, efetuando o pagamento da quantia de R$ 90.000,00 por meio de financiamento. No mesmo dia, o veículo começou a apresentar o seguinte problema de funcionamento: motor com defeito no terceiro cilindro, potência do motor reduzida, falha no sistema de injeção, falha EPC apresentada no painel”, explica o consumidor Armando, de Porto Alegre (RS).

Relatos: caso 1, caso 2, caso 3, caso 4

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