Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Segredo: VW T-Cross e Nivus terão novas gerações e motor híbrido

Modelos ficarão maiores e não usarão tecnologia leve, mas sim convencional
Por
05.07.2025 às 02:54 • Atualizado em 07.07.2025
Compartilhe:

A Volkswagen se prepara para mudar seus SUVs no Brasil. Não estamos falando de Tiguan ou Taos, muito menos de Tera, recém-lançado. A marca alemã mexerá em seus dois SUVs mais vendidos por aqui: T-Cross e Nivus.

O Volkswagen Tera chega para consolidar a marca no segmento e aumentar seu volume de vendas. Enquanto isso, T-Cross e Nivus terão a responsabilidade de serem produtos mais bem acabados, maiores e mais caros. Com outro detalhe: híbridos.

Você também pode se interessar por:

A reportagem da Mobiauto já havia confirmado os códigos do projeto. Internamente, eram conhecidos como Nivus NF e T-Cross NF e respondem agora pelas nomenclaturas VW 213 e VW 226 ou Saga e ASUV, respectivamente.

Dessa vez, uma nova apuração aponta para o crescimento dos dois modelos. Eles serão construídos sobre a plataforma MQB Hybrid da Volkswagen, que é uma evolução da atual e que será produzida na planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

Agora o VW Nivus, que mede 4,27 metros de comprimento, crescerá para ter medida próxima a do Fiat Fastback, seu principal concorrente no mercado nacional. Atualmente, o Fastback mede 4,43 metros de comprimento. No total, são 16 centímetros de diferença e podemos esperar por algo em torno de 4,40 m e 4,50 m.

Com a nova plataforma, T-Cross também crescerá, e suas medidas devem se aproximar daquelas apresentadas pelo Taos. Ou seja, o SUV compacto passaria de 4,22 metros de comprimento para algo próximo dos 4,46 metros de comprimento do irmão maior.

Além disso, ela permitirá uso de maiores entre-eixos, que hoje é uma pedra no sapato do SUV cupê da Volkswagen.

Mas a cereja do bolo estará no cofre do motor. Novos T-Cross e Nivus são tratados como HEV internamente, indicando que não teremos a aplicação de híbridos do tipo leve como Fiat Pulse, mas sim de híbridos plenos como Toyota Corolla.

Vale lembrar que já foram flagrados Golf e Golf Variante em testes no Brasil com sistema eTSI, que une motores elétricos ao motor a combustão turbinado da marca. Ainda não se sabe como será essa aplicação, mas é fato que os novos Nivus e T-Cross de próxima geração terão o 1.5 TSI Evo2 sob o capô, rendendo 150 cv e 25,5 kgfm. Resta a informação do motor elétrico.

A resposta para isso não deve estar tão distante, já que os produtos já têm data para estrear. A nova geração do T-Cross será apresentada em 2028, enquanto a do Nivus virá em 2027. Talvez os prazos sejam antecipados por causa da pressão para produção de produtos eletrificados aqui.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

Gerente de conteúdo

Compartilhe este artigo:

Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.