Segredo: Novos Volkswagen T-Cross e Nivus serão híbridos como Corolla Cross
A Volkswagen trabalha em seus dois novos SUVs que serão fabricados em São Bernardo do Campo (SP). Eles serão as novas gerações de VW Nivus e T-Cross e já estão com protótipos prontos na engenharia para iniciar testes.
Internamente, os códigos que eram Nivus NF e T-Cross NF mudaram, e os veículos passaram a responder pelas nomenclaturas VW 213 e VW 226, respectivamente, ou Saga e ASUV, também na mesma ordem. Ambos serão construídos sobre a nova plataforma MQB Hybrid que será produzida na unidade da Anchieta.
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Como o próprio nome diz, a MQB Hybrid é uma evolução da arquitetura MQB de Tiguan, Jetta e Golf, por exemplo, para ser compatível com sistema elétrico, e assim formar um híbrido.
A Mobiauto já havia revelado os planos sobre carros híbridos da Volkswagen com base em uma explicação do CEO da marca alemã, durante entrevista em 2023. Naquele momento, o executivo indicou que a marca teria aplicação do tipo leve (MHEV), convencionais (HEV) e do tipo plug-in (PHEV).
"Tem o custo da tecnologia. Não dá para eletrificar um carro de R$ 60 mil com a mesma tecnologia de um de R$ 140 mil, isso não vai acontecer. Então a gente vai eletrificando conforme o tamanho do carro, tamanho da bateria, tamanho da tecnologia", ressaltou o novo CEO regional da empresa.
Mas Nivus e T-Cross não serão híbridos como Pulse e Fastback são. Atualmente, os modelos da Fiat são equipados com um sistema do tipo leve, que não ajudam muito no consumo de combustível e são usados como manobra para contornar as regras de emissão mais rigorosas.
Internamente, os novos SUVs são tratados como HEV, que é a nomenclatura endereçada a falar sobre híbridos do tipo pleno. Ou seja, diferente daquele plano inicial de que veículos nacionais de entrada fossem híbridos do tipo leve, os dois principais modelos da marca na categoria atualmente, terão uma tecnologia mais robusta. A informação já havia sido revelada pelos colegas da Autoesporte, e foi confirmada pela reportagem da Mobiauto.
Nos últimos anos, foram flagrados Golf e Golf Variant no Brasil em testes. Ainda que o modelo com visual MK 8,5 tenha sido confirmado para o nosso mercado, o objetivo dos protótipos não era de homologação da versão GTi, mas sim de teste do sistema eTSI, que une motores elétricos ao motor a combustão turbinado.
Dito isso, ambos os modelos já podiam estar testando a tecnologia que será aplicada nos novos SUVs, e os dois novos modelos da Volkswagen destinados a fábrica da Anchieta serão híbridos convencionais, assim como são os Toyota Corolla e Corolla Cross.
No universo da marca japonesa, SUV e Sedan combinam motor 1.8 aspirado flex a dois motores elétricos. De forma combinada, são 122 cv de potência e o torque não é revelado. O sistema usa uma bateria de 1,3 kWh, com baixa capacidade de retenção de energia, mas que funciona bem dentro da proposta.
Resta saber qual será a tecnologia aplicada pela Volkswagen nas novas gerações de T-Cross e Nivus.
Imagem VW T-Cross abertura: Projeção
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.