Novo VW Tiguan sai da toca e pode ter no Brasil futuro motor de Nivus e T-Cross

SUV já confirmado para o Brasil foi flagrado em testes e pode ser ameaça contra chineses
LF
Por
02.07.2025 às 15:14
Compartilhe:
SUV já confirmado para o Brasil foi flagrado em testes e pode ser ameaça contra chineses

A Volkswagen segue com investimentos em nosso país. Um dos modelos que está prestes a chegar nos próximos anos é o Tayron, SUV de sete lugares que foi flagrado em testes no Brasil, onde poderá ser rebatizado com o nome Tiguan.

Apesar do nome ainda ser mantido em segredo, o modelo virá para o nosso país e será importado, de acordo com Ciro Possobom, CEO da VW no Brasil, que confirmou a informação com exclusividade à Mobiauto durante a ExpoLondrina 2025.

Você também pode se interessar por:

Como o visual do SUV já é conhecido, um dos maiores mistérios é: qual a motorização que o modelo irá utilizar por aqui? Tudo leva a crer que seja o motor 1.5 eTSI, já presente em outros mercados e que já roda por aqui em testes desde 2022.

O propulsor de 1,5 litro turbo rende até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com gasolina, sendo uma evolução do 1.4 TSI, já disponível em nosso mercado. Entre as diferenças estão a capacidade de deslocamento um pouco maior, o turbocompressor de geometria variável e o funcionamento em ciclo Miller (ao invés do ciclo Otto) para otimizar o consumo de combustível.

Divulgação/Volkswagen

Divulgação/Volkswagen

Contudo, o maior destaque está no auxílio de um sistema elétrico de 48 volts ao motor térmico. A bateria é formada por íons de lítio, sendo responsável por alimentar todos os sistemas elétricos de 12V do veículo e o alternador por meio de correia dentada.

Essa concepção dispensa o uso do motor a combustão em determinadas situações. Dessa forma, os modelos com esse tipo de motorização conseguem atingir bons níveis de autonomia, como referência, o Golf europeu consegue atingir os 25 km/l.

A expectativa é que em um segundo momento, modelos como o VW T-Cross e Nivus também ganhem o novo propulsor, principalmente para brigar contra modelos híbridos chineses.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp