Renault Kardian de entrada é flagrado; confira o que sabemos do SUV turbo

Modelo foi apresentado no final do ano passado, mas segue em testes antes da produção em massa
Renan Rodrigues
Por
03.01.2024 às 13:38
Modelo foi apresentado no final do ano passado, mas segue em testes antes da produção em massa

O Renault Kardian 2024 foi apresentado ao mundo em um evento no Brasil no final de 2023. No entanto, isso não impede a marca francesa de seguir realizando ajustes e testes nos modelos finais. Afinal, durante a apresentação, fizeram questão de ressaltar que se tratavam de unidades pré-serie, ou seja, feitas antes do início da produção em massa.

Nesse caso específico, uma unidade da versão de entrada foi flagrada com placas verdes em uma rodovia, mas sem qualquer tipo de camuflagem. É possível identificar a configuração pela falta de pintura no para-choque traseiro, bem como pelas calotas que cobrem as rodas de aço de 16 polegadas.

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A configuração de entrada se chamará Evolution, terá como destaque um bom nível de equipamentos, como quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, seis airbags, controles de tração e estabilidade (itens que passaram a ser obrigatórios em 2024), além de central multimídia com tela de 10 polegadas.

Essa versão terá preço na casa de R$ 120 mil, como confirmamos durante o lançamento. A ideia do SUV é enfrentar o Volkswagen Nivus e não necessariamente as versões de entrada do Fiat Pulse. Você pode ler sobre os detalhes de cada configuração neste texto, adiantamos que serão quatro no lançamento.

Dimensões

Em dimensões, o Kardian terá 4.119 mm de comprimento e nada menos que 2.604 mm de entre-eixos, além de 1.773 mm de largura e 1.595 mm de altura. São, ainda, 20,9 cm de vão livre do solo, 20 graus de ângulo de ataque e 36 graus de ângulo de saída.

Como comparação, o Fiat Pulse tem 4,09 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos, enquanto o Nivus alcança 4,26 m de comprimento, mas tem um entre-eixos 4 cm menor, 2,56 m. Já o porta-malas do Kardian alcança 358 litros (VDA). É menos do que os 416 litros do Nivus, mas certamente mais que o do Pulse, que sequer tem o número divulgado nesse método.

Plataforma híbrida, câmbio polêmico e motor turbo

A plataforma do Kardian será a CMF-B Low, plataforma modular da Aliança, grupo formado por Renault, Nissan e Mitsubishi. Essa base servirá para diversos lançamentos da marca, incluindo a picape Niagara, que substituirá a Oroch e terá uma irmã gêmea da Nissan.

A picape será feita na Argentina e, graças a plataforma pronta para modelos híbridos, pode estrear o conjunto E-Tech 1.6 híbrido flex de 145 cv da marca, antecipado pela Mobiauto. Na versão conceitual, a picape foi apresentada com um sistema híbrido leve de 48 Volts para auxílio ao motor a combustão à dianteira mais um motor elétrico traseiro para formação de tração 4x4. A Renault chama este conceito de motorização de E-Tech 4x4.

Voltando ao Kardian, todas as versões usarão o 1.0 TCe, um três-cilindros turbo flex já dissecado pela Mobiauto, com 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque com etanol. É a primeira vez que essa usina alcançará tais dados. Fazendo dele mais “torcudo que Nivus e Pulse.

Já o câmbio reviverá uma polêmica. Trata-se de um câmbio automatizado de dupla embreagem chamado pela fabricante de EDC. Esse tipo de câmbio teve sua imagem queimada no Brasil graças aos Ford equipados com Powershift, além dos Volkswagen com DSG de caixa seca.

O sistema da Renault promete melhor durabilidade por ser banhada a óleo. Só que o Kardian não será o único com esta transmissão. A Renault aplicará também em Duster e Oroch, enquanto a nova geração do Nissan Kicks também receberá tal câmbio.

 

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