Renault Logan e Stepway: qual será futuro da dupla com a chegada do Kardian
Lançamento mais importante da Renault nos últimos anos, o novo Renault Kardian 2025 veio para marcar uma nova fase para marca francesa, sendo um ponto de partida para as próximas novidades da montadora. Posicionado logo abaixo do Duster, com preços entre R$ 112.790 e R$ 132.790, o novo Kardian tem outros dois carros abaixo dele: Logan e Stepway.
Começando pelo Logan, o sedan compacto atualmente é comercializado nas lojas da marca em todo o país em duas versões: Life 1.0 (R$ 96.110) e Zen 1.0 (R$ 99.600), ambas disponíveis apenas com o motor 1.0 de três cilindros que entrega até 82 cv.
Você também pode se interessar por:
- Avaliação: Renault Kardian 2025 é o rival que o VW Nivus não queria
- Renault Kardian 2025: preços, itens de série e diferença entre versões
- Avaliação: VW Nivus 2024 prova que design em carro ainda é essencial
- Renault Kardian: tal qual os Porsche, versão manual é mais lenta que automática
Já o Stepway (chamado no passado de Sandero Stepway) é o hatch aventureiro mais próximo em proposta com o Kardian, sendo vendido em três variantes: Zen 1.0 (R$ 84.470), Zen 1.6 (R$ 105.690) e Iconic 1.6 automática CVT (R$ 117.690). A mais barata tem o mesmo propulsor 1.0 de 82 cv do Logan, enquanto as demais trazem debaixo do capô o motor 1.6 aspirado SCe de até 118 cv e 16 kgfm de torque.
Futuro do Renault Stepway
Durante a coletiva de lançamento do Renault Kardian, o Stepway não deixou de ser assunto entre os jornalistas presentes. Isso porque na sessão de perguntas e respostas a marca declarou após um questionamento que o Stepway segue em linha e que tem importância para preencher uma lacuna logo abaixo do novo Kardian.
Porém sabemos que essa lacuna não ficará preenchida por tanto assim, já que está nos planos o Kardian com câmbio manual, que será definitivamente a versão de entrada do SUV compacto. Atualmente, o Kardian é vendido nas versões Evolution, Techno e Premiere Edition, assim a nova versão manual ficará posicionada abaixo do Kardian Evolution e servirá como um modelo de entrada da família.
Com o Kardian mais barato hoje custando R$ 112.790, fica fácil imaginar que a configuração mais barata a ser lançada deverá custar na casa dos R$ 102.000. Repare que o preço de tabela do SUV compacto tem uma escala bem definida de variar quase R$ 10.000 entre as versões, então esse valor não seria absurdo.
Hoje o Renault Stepway topo de linha já é mais caro que o Kardian mais básico, então fica fácil dizer que essa versão deixará de existir em pouco tempo por conta de uma transição natural para o SUV recém-lançado, que traz um custo x benefício que nem precisamos detalhar aqui. Só conferir o nível de equipamentos neste artigo.
Além disso, o Stepway é um dos carros à venda no Brasil que está há mais tempo sem mudanças, tanto que tem o mesmo visual desde 2019 - quando ganhou sua última reestilização. Porém, é um projeto datado de 2011, ou seja, com 13 anos. As últimas novidades foram a versão Stepway 1.0 em 2022, enquanto que no iníciodeste ano o aventureiro recebeu itens como controle de estabilidade por conta de novas regras de segurança no país.
Fato também que o Stepway está praticamente na lanterna do segmento, contando com apenas 837 unidades emplacadas no acumulado até fevereiro. Com isso, é de se prever que seu baixo desempenho comercial resultará em breve numa aposentadoria ou talvez como veículo destinado a frotas.
Futuro do Renault Logan
A situação do Renault Logan consegue ser até mais dramática do que o Stepway, pois o sedan compacto está ainda mais tempo sem novidades. A última atualização também veio em 2019, quando recebeu câmbio CVT à época e uma reestilização mais discreta que do Sandero, mostrado também naquele ano.
Com base no configurador da Renault, vemos que o Renault Logan é vendido hoje em duas configurações: Life por R$ 96.110 e Zen por R$ 99.600, ambas equipadas com o mesmo conjunto mecânico 1.0 aspirado do Stepway de 82 cv de potência e transmissão manual de cinco marchas.
O drama ainda é mais forte para o Logan porque a marca francesa não tem um substituto para ele, pois o novo Logan vendido na Europa não está nos planos por aqui, afinal, a Renault aposta em carros de maior valor agregado e SUVs. Porém, seu tempo de mercado parece ter sido estendido no Brasil, já que o modelo três-volumes recebeu as mesmas melhorias do Stepway em 2024. No entanto, o sedan respira por aparelhos, pois apenas 281 unidades foram vendidas nos dois primeiros meses do ano.
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.