Novo Renault Kardian pode roubar as vendas de VW Nivus e Fiat Pulse?
O Renault Kardian finalmente chegou às lojas e teve seu primeiro mês cheio de vendas. O desempenho foi razoável, já que foram emplacadas 1.581 unidades. Esse número é superior a modelos como Citroën C3 Aircross e Honda City.
Você pode se interessar por:
- Renault Kardian: detalhes da versão Première Edition em 20 fotos exclusivas
- Renault Kardian 2025 chega mais caro que Fiat Pulse; veja preços e versões
- Renault Kardian foca no VW Nivus com preços entre R$ 120.000 e R$ 140.000
- Renault Kardian tem bom preço e dinâmica refinada
No entanto, será que o Renault Kardian tem o suficiente para
roubar vendas do Volkswagen Nivus, que lidera essa fatia do mercado, além do
principal rival, o Fiat Pulse? O volume ainda está distante, já que o Nivus foi
emplacado em 5.259 oportunidades, enquanto o Pulse foi vendido 3.539 vezes. No
entanto, o francês tem alguns truques na manga, mas também terá algumas
dificuldades.
Entendendo o segmento
Apesar do crescimento de SUVS, é preciso diferenciar o mercado. Atualmente, especialmente dentro das fabricantes, há uma divisão entre o segmento “B” e “B Plus”. O primeiro é formado por Renault Kardian, Volkswagen Nivus, Fiat Pulse e Kia Stonic.
Já o “B Plus” é formado por SUVs compactos tradicionais, ou seja, Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V, RenaultDuster, Caoa Chery Tiggo 5X e Nissan Kicks.
Renault Kardian x Fiat Pulse x Volkswagen Nivus – vantagens do Kardian
Como o Renault Kardian chegou depois dos rivais, ele precisava entregar mais do que os dois para se destacar. E isso se confirmou. Há alguns itens e características que o destacam em relação aos concorrentes.
1) Rack de teto funcional
Pode parecer uma bobagem, mas a barra de
teto do Kardian poderá ser um trunfo de vendas. Além dos 380 litros de
porta-malas, o teto é capaz de levar 80 kg de bagagem.
2)
Sensor de ponto cego
Os auxílios ao condutor estão cada vez mais comuns. No entanto, só o Kardian
tem sensor de ponto cego. O equipamento é ausência até mesmo em veículos
maiores.
3) 1.0 turbo mais torcudo
O Kardian tem o 1.0 turbo mais torcudo do mercado. São 22,4 kgfm de torque,
mais que os 20,4 kgfm entregues por VW Nivus e Fiat Pulse. É mais até que
Chevrolet Tracker e Hyundai Creta.
4)
Freio de estacionamento eletrônic
Nessa categoria, apenas o Fiat Pulse Abarth, que custa mais de R$ 150 mil,
dispõe desse item. Já o Kardian oferece de série.
5)
Espaço
São 2,60 metros de entre-eixos, a maior medida do segmento com alguma sobra. Fiat Pulse tem meros 2,53 m, enquanto o Volkswagen Nivus chega a 2,56 m e o maior entre os rivais diretos, o Kia Stonic, tem 2,58 m.
Renault Kardian x Fiat Pulse x Volkswagen Nivus – desvantagens do Kardian
1)
Central multimídia
Apesar de ter Apple CarPlay e Android Auto sem fio, a central do Renault
Kardian é a mais lenta dos três e com menos recursos.
2)
Painel de instrumentos
Enquanto o Volkswagen Nivus ostenta um ótimo painel digital, o do Fiat Pulse
não está no nível do Volkswagen, mas também é melhor que o do Kardian, que só
leva vantagem por ter o item como de série, mas a qualidade da imagem e as
personalizações são muito limitadas.
3)
Desconfiança do câmbio
O câmbio do Renault Kardian é o único do tipo automatizado de dupla embreagem.
Apesar de amplamente usado na Europa, esse tipo de transmissão teve problemas
no Brasil, como os diversos casos de defeitos envolvendo owershift, da Ford, e
DSG, da Volkswagen.
4)
Preconceito francês
A Renault está tentando voltar a ter carros sofisticados no mercado brasileiro.
A marca teve seu melhor momento quando vendia carros com fama de robustos, mas
com projetos mais simples, liderados pela romena Dacia.
5)
Número de concessionárias
Outro ponto que deve impactar na capacidade da Renault vender o Kardian é o número de pontos de venda. Enquanto a Fiat detém 537 lojas, maior rede do país, enquanto a Volkswagen tem 500 pontos de vendas e o Renault Kardian está disponível em apenas 300.
Editor de conteúdo
Prefere os hatches com vocação esportiva, ainda que com um Renegade na garagem. Formado em jornalismo na Fiam-Faam, há 10 anos trabalha no setor automotivo com passagens pelo pioneiro Carsale, além de Webmotors e KBB.
Outras notícias
- Novidades sobre carros
Renault Kwid 2025 fica mais caro e Fiat Mobi volta a ser o mais barato do Brasil
- Novidades sobre carros
Renault Kardian Techno: confira detalhes da versão intermediária em 30 fotos
- Novidades sobre carros
10 SUVs 0 km com preço de hatch que você não sabia
- Curiosidades
Nissan Terrano: como é o Duster com cara de Frontier que não veio ao Brasil
- Notícias
Novo Renault Kardian pode roubar as vendas de VW Nivus e Fiat Pulse?
- Novidades sobre carros
Novo Renault Twingo chega em 2026 e terá preço de BYD Dolphin Mini
- Novidades sobre carros
Novo Renault Captur: o que mudou no SUV e por que ele não vem ao Brasil
- Novidades sobre carros
10 SUVs pra você andar na moda por até R$ 60 mil
- Novidades sobre carros
Criticado pelo preço, Dolphin Mini já é o elétrico mais vendido do Brasil