Nissan confirma picape irmã da Renault Niagara para enfrentar a Fiat Toro

As duas picapes utilizarão plataforma modular com produção prevista em Santa Isabel, na Argentina
Renan Rodrigues
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19.12.2023 às 11:30
As duas picapes utilizarão plataforma modular com produção prevista em Santa Isabel, na Argentina

Desde fevereiro de 2023 a Mobiauto afirmava que a nova geração da Renault Oroch, apresentada como o conceito Niagara, teria uma irmã gêmea da Nissan. Agora, ao revelar os próximos passos, a marca japonesa confirmou a produção da picape.

A revelação foi feita por Makoto Uchida, CEO da Nissan, que destacou a expertise da Renault nesse mercado, além de confirmar a fabricação na Argentina. “Iremos crescer nossa linha ao utilizar a competência da Renault em picapes de meia tonelada, no caso, a recém-revelada Niagara”.

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Vale ressaltar que o termo “picape de meia tonelada” é justamente uma referência à capacidade de carga de picapes intermediárias, que geralmente são capazes de carregar em torno de 600 kg.

Esse movimento, de aproveitar a fabricação e a plataforma de um modelo para produzir outro de uma marca parceira, já é conhecido e amplamente aplicado no Brasil, a exemplo da Stellantis, que produz Fiat Toro e Jeep Compass, entre outros modelos.

A estratégia é compartilhar peças para reduzir os custos de produção de ambos os produtos, aumentando a lucratividade das duas marcas.

Motor brasileiro

A picape da Nissan deverá usar o 1.3 TCe, o mesmo motor turbo utilizado atualmente por Renault Duster e Oroch. Esse propulsor será fabricado nacionalmente, algo que já foi confirmado por Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault na América do Sul.

Essa notícia confirma outra informação trazida pela Mobiauto no começo de setembro: a nacionalização do motor 1.3 TCe está ligada a nova família de compactos-médios da Renault. Entre eles a versão de produção da picape Niagara e até a segunda geração do Nissan Kicks em suas versões de topo.

Por falar na Niagara, oficialmente o motor não foi confirmado, porém, com todos os dados que temos em mãos, o propulsor receberá um sistema híbrido leve de 48 volts. No eixo traseiro, garantindo tração nas quatro rodas, deverá ter um motor elétrico para fazer a picape chegar aos 200 cv.

Vale lembrar que a CMF-B, plataforma do Kardian que estará nas duas picapes, é capaz de receber híbridos leves (MHEV), híbridos plenos (HEV) e híbridos plug-in (PHEV).

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