Por que a Volkswagen está testando o SUV do Golf no Brasil?
Volkswagen T-Roc, mas pode chamar de SUV do VW Golf. O nome é estranho porque o modelo nunca foi vendido no Brasil e não será, ao menos com esse nome. Então, qual o motivo do T-Roc com camuflagem pesada rodando em terras brasileiras?
Placa Verde/ Reprodução
O motivo é a relação do SUV com a nova geração do VW Nivus, uma apuração da Mobiauto. Não se trata de mais uma atualização de visual, mas sim uma nova plataforma, com o SUV cupê ganhando medidas e trocando sua motorização.
Você também pode se interessar:
- VW Golf GTE: por que o primeiro híbrido da marca deu tão errado no Brasil
- Como funcionam os sistemas híbridos da Volkswagen que podem chegar ao Brasil
- Segredo: Novos Volkswagen T-Cross e Nivus serão híbridos como Corolla Cross
- Exclusivo: VW Nivus terá visual do SUV do Golf em nova geração
Como já citamos, as novas gerações de T-Cross e Nivus serão fabricadas em São Bernardo do Campo (SP). E não será só a parte mecânica e de propulsão do T-Roc que vai inspirar o Nivus, o “estilão” mais esportivo também deve aparecer. E a inspiração no T-Roc não é à toa, o modelo foi o SUV mais vendido da Europa em 2024, com 203.611 unidades.
Motor Es/ Reprodução
Mas o T-Roc em questão não será o que está sendo vendido, mas o SUV com novo visual, o qual está prestes a ser lançado. Atualmente, o T-Roc usa a plataforma MQB, a mesma de Golf e Taos, enquanto T-Cross, Nivus, Polo, Tera e Virtus tem a MQB A0, uma versão mais simplificada.
Como também já apuramos, as próximas gerações de Nivus e T-Cross terão motorização híbrida, trocando a base para a MQB hybrid, assim como um flagra entregou no novo T-Roc antes do lançamento. Na tampa traseira, o SUV traz a assinatura eTSI, usada para identificar híbridos da marca alemã.
Motor Es/ Reprodução
De acordo com o jornalista Leonardo Félix, da Auto Esporte, tanto Nivus quanto T-Cross terão conjuntos híbridos de 48V. No entanto, o jornalista Renan Bandeira foi além e apurou que o Nivus será um híbrido leve, mais próximo do que vemos em Fiat Fastback e Pulse, enquanto o T-Cross será um híbrido pleno, com sistema elétrico mais robusto capaz de tracionar o SUV.
Por isso, quando ver um T-Roc rodando pelas estradas, é bem provável que esteja diante de parte do que será a próxima geração do Nivus. Até porque a expectativa é de que o lançamento seja feito em 2027, enquanto o T-Cross fica apenas para 2028.
Por Vinicius Moreira
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.
