Exclusivo: VW Nivus terá visual do SUV do Golf em nova geração
O Volkswagen T-Roc é um SUV com pegada mais esportiva. Conhecido como SUV do Golf, o modelo sempre chamou atenção pelas linhas agressivas e por sua versão conversível, característica difícil de encontrar nessa categoria.
A Mobiauto já contou novidades sobre a nova geração do Volkswagen Nivus, que está em construção no centro de engenharia da marca alemã, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). E agora pode afirmar que o SUV cupê terá linhas inspiradas no T-Roc para intensificar seu lado mais arrojado.
Divulgação/Volkswagen
Você tabém pode se interessar:
- Carro ‘popular’: Volkswagen Polo Track a R$ 85 mil agora vale a pena?
- Volkswagen vai tirar um dos seus carros mais antigos de linha
- Volkswagen Amarok poderá ter truque de Tarok para aumentar a caçamba
- VW Amarok: nova geração será híbrida, terá base chinesa e chega em 2026
O modelo já tem protótipo construído dentro da fábrica no ABC Paulista, e as linhas serão inspiradas no novo T-Roc, que ainda não foi lançado, mas que em sua nova geração segue a filosofia visual do Tayron – produto global conhecido como novo Tiguan.
Divulgação/Volkswagen
Vale lembrar que atualmente a Volkswagen toca ao mesmo tempo as novas gerações de Nivus e T-Cross. Internamente, os códigos que eram Nivus NF e T-Cross NF mudaram, e os veículos passaram a responder pelas nomenclaturas VW 213 e VW 226, respectivamente, ou Saga e ASUV, também na mesma ordem.
Ambos serão construídos sobre a nova plataforma MQB Hybrid que será produzida na unidade da Anchieta. Com ela, os SUVs ficarão maiores, com o Nivus chegando à medida do Fastback, e o T-Cross se aproximando dos números do Taos.
Reprodução/Mobiauto
Outra novidade é a de que a Volkswagen usará um sistema elétrico de 48V da Audi em seus veículos, com funcionamento parecido com o da Stellantis para as novas gerações de Jeep Compass, Jeep Renegade, Jeep Commander, Ram Rampage e Fiat Toro.
A novidade foi revelada em primeira mão por Leonardo Felix, da Autoesporte. No entanto, a reportagem da Mobiauto tem a informação complementar de que a tecnologia estará apenas no Nivus de nova geração, e que o novo T-Cross contará com um sistema diferente e mais robusto, sendo um HEV de fato.
Essa tecnologia 48V se juntará ao motor 1.5 turbo flex em desenvolvimento na fábrica de São Carlos (SP) para formar o tão esperado híbrido flex da marca alemã. Ela terá bateria pequena, mas capaz de fazer o motor elétrico tracionar as rodas do carro quando a usina a combustão não estiver em seus momentos mais eficientes –estamos falando de saídas de farol, arrancadas e enquanto o propulsor não encontra sua temperatura ideal de funcionamento.
Diferente de MHEV convencional, esse sistema contribui mais para o consumo de combustível, ainda que não entregue números tão bons quanto ao de um HEV, como é o caso dos Toyota Corolla Sedan e Corolla Cross, e que deve acontecer com o T-Cross.
Até por isso que internamente a Volkswagen trabalha com SOP – data de início de produção - do Nivus para 2027, enquanto o T-Cross virá em 2028.
Por Renan Bandeira
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
