O que as montadoras vão fazer com R$ 100 bilhões de investimentos?

Com o anúncio dos R$ 30 bilhões da Stellantis, o setor automotivo segue à toda energia e combustível
Vinicius Moreira
Por
07.03.2024 às 15:23
Com o anúncio dos R$ 30 bilhões da Stellantis, o setor automotivo segue à toda energia e combustível

Parece uma corrida de quem investe mais, mas vai muito além disso. Com o recente anúncio do investimento de R$ 30 bilhões da Stellantis, o mercado automotivo brasileiro chegou aos R$ 102,6 bilhões de investimentos no país, os quais são compreendidos até os primeiros anos da próxima década.

Com iniciativas como o programa Proconve, as montadoras devem acelerar o processo de descarbonização da frota, além de inserir novas tecnologias e plataformas. Só a Stellantis prometeu 40 lançamentos entre renovações visuais e novos veículos até 2030.

Você também pode se interessar:

Hyundai – R$ 1,1 bilhão

Em parceria com o grupo CAOA, a Hyundai foi a mais recente a anunciar seus novos planos. A montadora revelou que pretende investir R$ 1,1 bilhão no Brasil nos próximos anos. Dentro desse aporte estão os planos de fabricação de uma picape intermediária, como já adiantamos, um outro modelo compacto, o qual pode ser um SUV.

Além disso, a fabricante sul-coreana já confirmou a importação de sete novos produtos para o mercado brasileiro. Voltam Santa Fe e Tucson renovados, chegam novo Ioniq 5, HR, novo Kona elétrico, Kona híbrido e Palisade.

Renault - R$ 2 bilhões

Buscando um reposicionamento da marca no Brasil, a Renault prometeu investir R$ 2 bilhões para produzir oito novos modelos até 2027. Um deles é um SUV médio inédito e o outro é uma picape que terá como base o conceito Niagara.

Outro modelo, que já foi lançado é o Kardian. A Renault também vai produzir seu motor 1.3 turbo, que equipa a gama dos seus utilitários.

Vale lembrar também que com esse aporte, a Renault acumula R$ 5,1 bilhões em investimentos desde 2021.

Nissan - R$ 2,8 bilhões 

Com direito à visita do CEO da Nissan, Makoto Uchida, a montadora japonesa decidiu investir R$2,8 bilhões em sua fábrica em Resende (RJ). O montante servirá para a produção de dois novos SUVS, dos quais um deles será a geração do novo Kicks. Ambos os novos produtos devem chegar em 2025.

O aporte também servirá para a produção de um novo motor turbo, ainda sem muitas informações. Possivelmente, o trem de força produzido por aqui será o 1.0 turbo flex de três cilindros, o mesmo que a Renault produzirá em São José dos Pinhais. Vale lembrar que as fabricantes possuem uma parceria para tal projeto.

BYD - R$ 3 bilhões

O que está por trás do investimento de cerca de R$ 3 bilhões da BYD no Brasil? Já temos a resposta: dois hatches e dois SUVs. Mas calma, os modelos já são conhecidos dos brasileiros, são eles: BYD Dolphin (hatch), BYD Dolphin Mini (hatch), Song Plus (SUV) e Yuan Plus (SUV).

Os veículos serão produzidos no recém-comprado complexo de Camaçari (BA). O local será reformado e vai iniciar suas atividades entre o fim deste ano e começo de 2025.

CAOA – R$ 3 bilhões

Com projeto de ser a nova Gurgel, mas com um final diferente, a CAOA pretende mudar sua operação e se tornar uma fabricante. Em parceria com a Hyundai, a agora montadora brasileira anunciou R$ 3 bilhões para o complexo em Anápolis (GO) onde são montados modelos da Chery.

Por enquanto, o objetivo é equipar o conjunto fabril para poder iniciar a produção própria. Ainda recentemente, a CAOA também revelou que terá participação na importação dos modelos da Hyundai para o Brasil.

Chevrolet - R$ 7 bilhões

Assim como outras montadoras, a Chevrolet aproveitou o encontro com o presidente da Repúbica, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para anunciar seu investimento. Ao todo, a montadora pretende injetar R$ 7 bilhões no Brasil entre 2024 e 2028.

Para este ano, a fabricante deve ter seis lançamentos: Chevrolet Spin, Chevrolet S10, Equinox (elétrica), Trailblazer, Blazer (elétrica) e um sexto produto ainda não confirmado.

Além disso, a Chevrolet também vai seguir a esteira das outras marcas no caminho da eletrificação, mas de forma gradual passando por híbridos e híbridos flex.

GWM - R$ 10 bilhões

Em 2022, a GWM chegou ao Brasil prometendo investir R$ 10 bilhões, além de produzir um de seus carros no seu complexo em Iracemápolis (SP). A mais cotada era a picape média Poer, mas com o retorno esse ano, mesmo que gradual, dos impostos sobre importação mudaram os planos da fabricante chinesa.

À Mobiauto, a GWM revelou que a chegada da Poer ficou para 2025 e que o modelo produzido aqui será um Haval, sem a confirmação ainda se o Haval H6, já vendido no Brasil, ou Haval H4.

Toyota – R$ 11 bilhões

A marca mais vendida no mundo também mostrou que está de olho no mercado brasileiro. Somente até 2026 serão R$ 5 bilhões, soma-se a isso R$ 6 bilhões até 2030 e investirá por aqui R$ 11 bilhões.

A quantia servirá para a montadora lançar um novo SUV, uma nova caminhonete, dois motores híbridos flex, além de renovações e troca de gerações. Sobre um desses motores, que está em teste, falamos um pouco mais nesse artigo.

Volkswagen - R$ 16 bilhões

O valor total de R$ 16 bilhões chama a atenção, mas assim como a Toyota citada acima, parte desse montante investido pela Volkswagen já foi diluído. Isso porque o valor total é a soma dos R$ 9 bilhões anunciados até 2028 com os R$ 7 bilhões entre 2022 e 2026.

Com esse valor, a Volkswagen anunciou que vai produzir 16 novos veículos nos próximos quatro anos no Brasil, os quais estão incluídos híbridos, elétricos e flex. Além disso, a novidade é a produção de um novo motor também, que contamos em detalhe neste outro artigo.

Stellantis - R$ 48,7 bilhões

Dona do grupo que compreende Ram, Jeep, Fiat, Peugeot e Citröen no Brasil, a Stellantis foi a mais recente, mas talvez não a última a divulgar seus planos para os próximos anos no país. O conglomerado anunciou R$ 30 bilhões para o próximo ciclo 2025-2030. Vale lembrar que R$ 18,7 bilhões já tinha sido anunciado para o período entre 2019 e 2025.

Dentro do projeto, o grupo pretende inserir 40 lançamentos entre novos modelos e renovações visuais. Já foi adiantado que o foco do último aporte está na tecnologia híbrida, batizada de Bio-Hybrid, a qual já deve ter um modelo com esse trem de força até o fim deste ano. A última novidade, mas não menos importante, é que a Stellantis vai fabricar um carro elétrico por aqui.

Ranking dos investimentos:

  • Hyundai – R$ 1,1 bilhão
  • Renault – R$ 2 bilhões
  • Nissan - R$ 2,8 bilhões
  • BYD - R$ 3 bilhões
  • CAOA – R$ 3 bilhões
  • Chevrolet R$ 7 bilhões
  • GWM R$ 10 bilhões
  • Toyota R$ 11 bilhões
  • Volkswagen R$ 16 bilhões
  • Stellantis R$ 48, 7 bilhões

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários