Hyundai Ioniq 5 passa em teste e ganha CNH sem precisar de motorista

O veículo foi submetido ao teste pela própria montadora em Las Vegas e obteve nota máxima
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02.04.2024 às 20:23
O veículo foi submetido ao teste pela própria montadora em Las Vegas e obteve nota máxima

O medo em relação aos carros autônomos é algo natural, seja pelos acidentes que envolvem esses veículos ou o eventual choque provocado por eles. Nada mais justo então do que submeter esses veículos a testes que provem sua capacidade. Foi o que aconteceu com o robotaxi Hyundai Ioniq 5, que surpreendeu ao ser aprovado em um teste de direção para obter a licença para dirigir, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

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Isso mesmo, o carro teve que passar por uma prova de habilitação nos EUA, com direito à carteira física para o veículo ao fim da avaliação. A experiência foi conduzida pela própria Hyundai, como parte de uma campanha publicitária para provar a competência de seu carro divulgada em um vídeo produzido pela marca.

 

Mesmo com o caráter de propaganda, o teste foi feito nos moldes de um teste de avaliação conforme determina a legislação local, com um avaliador do DMV - uma espécie de Detran dos EUA - de Nevada sentando no banco do passageiro examinando a condução.

Ainda por cima, a Hyundai não escolheu qualquer um para balizar a prova, mas sim Kandice Jones, conhecida por ter critérios rígidos em suas avaliações, com uma taxa de aprovação de 16% em seus mais de 25 anos de experiência na profissão.

Antes do teste, Jones ressaltou que usaria os mesmos critérios que sempre usou, como monitoramento de velocidade, mudança de faixa, tempo de reação e capacidade de realizar paradas. Ao sair do carro, surpreendeu-se, o Ioniq 5 tinha conseguido pontuação máxima.

Vale ressaltar que a experiência tem como objetivo melhorar a imagem dos carros autônomos, principalmente do modelo em questão. Isso porque o teste não é oficial, uma vez que as habilitações não são distribuídas para carros.

O robotáxi Ioniq 5

O Ioniq 5 autônomo é um projeto da Hyundai em parceria com a Aptiv PLC, uma startup de mobilidade que vem oferecendo junto à montadora os serviços do robotáxi desde 2018 em Las Vegas. No entanto, os automóveis ainda têm que andar com operadores de segurança no banco da frente. Eles estão sob testes sem motorista em uma área limitada.

Jee Sung-won, e diretor de marketing global da Hyundai, falou sobre a importância da campanha publicitária ao comunicar a segurança de seus carros. Em suas palavras: “Nós da Hyundai pretendemos demonstrar a segurança e a confiabilidade do robotáxi IONIQ 5 através desta campanha”.

 

O executivo ressaltou ainda que veículos com essa tecnologia têm a capacidade de fazer a diferença para condutores com deficiência física ou visual incapacidade de dirigirem sem assistência.

A iniciativa da Hyundai já está implantando seus robotáxis em aplicativos de serviço de massa como Uber e espera ampliar sua área de atuação e número de veículos desse tipo nos próximos anos.

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