O que a Toyota fará com investimento de R$ 11 bilhões no Brasil

Fabricante japonesa prepara anúncio que englobará novo motor híbrido flex e dois carros inéditos
Renan Rodrigues
Por
04.03.2024 às 11:29
Fabricante japonesa prepara anúncio que englobará novo motor híbrido flex e dois carros inéditos

Segundo o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, a Toyota anunciará um investimento de R$ 11 bilhões no Brasil para os próximos anos. O montante se junta aos anúncios de Volkswagen, Renault, Chevrolet, Hyundai, que, somados aos investimentos que ainda são aguardados, deve chegar aos R$ 100 bilhões previstos pela Anfavea.

Ainda de acordo com Alckmin, o anúncio será feito em Sorocaba (SP), onde a marca japonesa tem uma fábrica, na próxima terça-feira (5). Se os valores forem confirmados, o investimento da Toyota será o maior da atual leva, superando os R$ 9 bilhões anunciados pela Volkswagen.

Você também pode se interessar por: 

Mas o que a Toyota fará com esse montante? A Mobiauto tem algumas informações e resolveu reunir tudo logo abaixo. Confira.

Yaris Cross

Considerado o lançamento mais importante da Toyota desde a criação do motor híbrido flex para a atual geração do Corolla, o Yaris Cross será um SUV compacto com motorização híbrida e pronto para colocar a Toyota nessa importante fatia do mercado.

A ideia é competir com carros como Hyundai Creta e Honda HR-V, que são consideravelmente mais caros que outros concorrentes. Ele deve aparecer por aqui no último trimestre desse ano, mas com chegada as lojasapenas em 2025.

Em termos de dimensões, ele mede 4.310 mm de comprimento (15 cm a menos do que o Corolla Cross), 2.620 mm de entre-eixos (distância apenas 2 cm menor), 1.770 mm de largura (5,5 cm mais estreito) e 1.615 mm de altura (menos 0,5 cm). Ou seja, é justamente o porte de um Hyundai Creta.

Picape anti-Toro

Desde junho do ano passado, a Mobiauto vem detalhando os planos da Toyota para uma picape menor que a Hilux para brigar com Fiat Toro, Chevrolet Montana, Ram Rampage e afins. No último mês, uma importante informação surgiu: ela será feita em Sorocaba e podeter a base do Yaris Cross

Fontes próximas a Toyota afirmaram à Mobiauto que peças da nova picape já estão em processo de construção na engenharia, ainda que o modelo não tenha um SOP (sigla que indica o início de produção de um modelo) definido. A ideia é que o produto seja lançado entre 2025 e 2027. O modelo já deve nascer com motorização híbrida.

Facelift do Corolla Cross

Revelado na Tailândia em fevereiro desse ano, o novo Toyota Corolla Cross deverá ser a primeira novidade fruto do novo investimento. A grande alteração visual se concentrou na dianteira, que ganhou uma nova tomada de ar em efeito degradê na grade, parecido com o que a Peugeot faz no 3008.

Já na traseira temos lanternas com a parte interna discretamente diferente do modelo atual, sendo que na prática agora são idênticas ao do Corolla Cross europeu. No entanto, a marmita segue aparente na versão tailandesa, com o acréscimo de uma pintura para disfarçar.

Novo motor híbrido flex

Para acompanhar o lançamento do Yaris Cross, a Toyota prepara um novo motor híbrido flex. Assim como o Corolla, o modelo terá duas opções de motorização, a primeira é o 1.5 2NR-VBE flex, uma evolução da usina 2NR-FBE usada por anos pelas famílias Etios e Yaris nacionais. Com ciclo Otto, a potência deve ficar em 106 cv com gasolina (a 6.200 rpm) e o torque, em 14,3 kgfm. Quando alimentado com etanol, os dados podem chegar a 111 cv e 15 kgfm.

A segunda opção é o mesmo motor, porém com ciclo Atkinson, que fará apotência cair para 91 cv e 12,3 kgfm de torque, mas associado a um motor elétrico de 80 cv e 14,4 kgfm de torque. A potência combinada deverá ser de 113 cv com etanol.

As baterias têm capacidade menor, de apenas 0,7 kWh, praticamente a metade do 1,3 kWh oferecido pelo conjunto dos primos maiores. Porém, são de íons de lítio, portanto com uma densidade e capacidade de armazenamento de energia maiores.

Este motor renovado, possui válvulas de admissão e escape com sistema Dual VVT-i de variação dos tempos de admissão e escape. Já a taxa de compressão é de 10,5:1 quando adaptada a ciclos mais eficientes de consumo.

Comentários