Toyota RAV4 de R$ 400 mil adianta futuro motor híbrido plug-in flex nacional
O Toyota RAV4 híbrido plug-in teve sua vinda confirmada para o Brasil pela montadora. O SUV faz parte da estratégia de eletrificação da marca no Brasil e evidencia a vontade da empresa em diversificar sua oferta de tecnologias.
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A versão que será disponibilizada por aqui será a XSE eestará disponível para compra ainda no mês de abril, em algumas concessionárias selecionadas pela Toyota. Seu preço será de R$ 399.990, de acordo com o que foi divulgado oficialmente pela empresa.
O SUV contará com tecnologias como tela TFT de 12,3 polegadas no cluster, multimídia com tela de 10,5 polegadas e um head-up display (HUD). Além disso, a lista de itens de segurança inclui sete airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, freios ABS com EBD.
Evandro Maggio, presidente da filial brasileira da Toyota, reforça o papel do carro no projeto de eletrificação da montadora. Em suas palavras: “O RAV4 Plug-in Hybrid reforça a já robusta oferta de produtos eletrificados da Toyota no Brasil. A nova versão é mais uma alternativa em impulsionar a descarbonização por meio de novas tecnologias de eletrificação alinhadas ao contexto local e às necessidades dos clientes”.
Seu conjunto motor se utiliza de um sistema híbrido plug-in que une um motor a combustão 2.5 aspirado a dois elétricos, os quais resultam em um rendimento combinado de 306 cv e 27,5 kgfm. No modo puramente elétrico, o SUV tem autonomia de 55 km.
Motor nacional?
No entanto, não é o rendimento do propulsor o que mais chama atenção, mas sua possibilidade de se tornar um flex, o qual será produzido aqui mesmo no Brasil. A tecnologia já está sendo testada desde o ano passado e faz parte do novo ciclo de investimentos de R$ 11 bilhões no mercado brasileiro até 2030.
O nome dado a esse novo sistema é PHEV-FFV (híbrido plug-in flex fuel) e já deixa bem claro sua funcionalidade, um híbrido plug-in que funciona à base de etanol. Os testes realizados foram feitos no próprio RAV4, o que o credencia para ser o modelo de estreia da tecnologia. Porém, as futuras gerações do Corolla, Corolla Cross, Hilux e SW4 também são candidatas a inaugurar o sistema por aqui.
O que chama atenção é a possibilidade de se combinar potência e consumo nesse conjunto motor. Por conseguir comportar um sistema de baterias maior, e por consequência mais forte, o veículo ganha em potência, mas sem deixar de lado a eficiência.
Isso porque a própria Toyota apontou um rendimento energético de 70%, mais de duas vezes maior do que a motorização movida a gasolina. Quanto ao gasto em si não há nada confirmado, mas, atualmente, com gasolina, o SUV é capaz de fazer até 30 km/l.
Caso se queira saber mais informações sobre a nova tecnologia híbrida plug-in flex da Toyota, a Mobiauto já publicou no anopassado uma matéria explicando os pormenores do sistema e seu desenvolvimento.
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