O misterioso SUV do Fox abortado pela VW que brigaria com o EcoSport
O desenhista aposentado Luiz Alberto Veiga, que trabalhou durante 40 anos na Volkswagen, continua a presentear seus seguidores no Instagram ao revelar projetos estudados pela fabricante ao longo das décadas de 1980, 1990 e 2000, porém nunca saídos do papel.
Um deles é este crossover entre SUV, hatch e perua, chamado à época de SUW (Sport-Utility Wagon), mas que hoje certamente seria simplificado como SUV. Era construído a partir da plataforma PQ24 do Polo de quarta geração e do Fox.
Segundo Veiga, o mocape do modelo foi desenvolvido no Estúdio de Design da empresa em Potsdam, cidade alemã bem próxima à capital Berlim, no ano de 2007. “Eu era responsável por mercados emergentes e fiz esta proposta de SUW usando a plataforma do Fox”, comenta Veiga.
“Tinha absoluta certeza que as SUW seriam muito bem aceitas, principalmente em mercados como América do Sul e asiáticos, mas mais uma vez acho que eu estava muito adiantado no timing. Na VW não houve interesse, mas a ideia foi parar na Kia, que então criou o Kia Soul, início da onda dos SUW lights em todo mundo”, completou o projetista.
Leia também: Como este Ford popular com base do Gol levou ao fim da Autolatina
Inspirador ou inspirado no Kia Soul?
Na verdade, pode-se afirmar que este protótipo foi inicialmente inspirado pelo Soul, porque a Kia já havia revelado um conceito de seu crossover no Salão de Detroit de 2006, logo no princípio daquele ano.
Na época, o designer do modelo, Mike Torpey, afirmou ter baseado o desenho do protótipo na anatomia do javali, animal considerado muito importantes na cultura da Coreia do Sul (mais ou menos como as onças no Brasil).
Registros apontam que o SUW da Volkswagen foi desenvolvido em Potsdam ao longo de 2006, antes de ser apresentado à cúpula no princípio de 07, portanto depois que o Kia Soul Concept já havia sido revelado.
Leia também: Voyage bolinha: o sedan derivado do Gol G2 rejeitado pela VW
Nesse ínterim, outro projetista, Peter Schreyer, deixou a VW para trabalhar justamente na Kia. Schreyer liderou o projeto de lançamento do Kia Soul de produção, em outubro de 2008, durante o Salão de Paris daquele ano.
Aí sim, entre o conceito e a versão definitiva, o Soul ganhou linhas um pouco mais conservadoras, análogas à SUW do Fox, incluindo capô, portas e tampa do porta-malas mais convencionais.
Por exemplo, as portas laterais traseiras do Soul tinham abertura tipo suicida e invadiam quase totalmente a área dos para-lamas traseiros, enquanto as vigias eram menores e triangulares. No modelo de produção, as portas ganharam recortes mais retilíneos e as vigias ficaram retangulares, como as do estudo da VW.
Leia também: Chevrolet Celta: o típico popular que o brasileiro amava nos anos 2000
Rival do Ford EcoSport
Quer tenha sido inspirado no ou fonte de inspiração para o Kia Soul, fato é que esse modelo altinho e quadradinho da VW chegaria para brigar com o Ford EcoSport, à época um fenômeno de vendas. O rival tinha traços similares, com a adição de um estepe pendurado na tampa do porta-malas, mas também aproveitava a base de um hatch popular, o Fiesta.
Imagens: Acervo/Luiz Alberto Veiga e Divulgação/Kia
Você também pode se interessar por:
VW Santana quase ganhou uma irmã picape com caçamba de Hilux
O projeto secreto que faria a VW Kombi ter cara de Porsche e painel de Gol
Fiat Palio nasceu para ser o sucessor do Uno, mas foi muito além
Chevrolet Blazer: por que o lendário SUV da GM fez tanto sucesso?
Jornalista Automotivo