Os 8 novos carros que a Renault lançará no Brasil até 2027
Durante a revelação mundial do Kardian, a Renault apresentou um plano ousado de oito novos lançamentos em “mercados internacionais”, ou seja, fora da Europa, até 2027. O plano terá investimento de 3 bilhões de euros, o equivalente a R$ 15,6 bilhões. Focará em mercados como Brasil, Turquia, Índia, Coreia do Sul e Colômbia, seus maiores fora do Velho Continente.
Para isso, implantará a plataforma modular CMF-B em quatro dessas regiões: América Latina, Turquia, Marrocos e Índia. Ela permitirá a produção de modelos entre 4 metros e 5 metros de comprimento, sendo quatro faixas de entre-eixos (entre 2,60 m e 3 m) e módulos traseiros com três comprimentos diferentes.
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Na prática, o ponto de partida dessa ofensiva será o próprio Kardian, que ocupa a base dessa lista, enquanto a picape conceito Niagara, com dimensões similares às da Fiat Toro (4,90 m de comprimento e 2,95 m de entre-eixos), terá praticamente o maior porte possível dentro dessa base.
Entre eles, serão posicionados outros seis produtos, sendo cinco dos segmentos C, D e E (compacto-médios, médios e médios-grandes) e dois comerciais leves (já incluindo a Niagara). Parte deles terá outra arquitetura, a CMA, desenvolvida em parceria com a chinesa Geely e voltada a veículos dos segmentos D e E a serem produzidos na Coreia do Sul.
Com esses produtos, a meta da companhia é alcançar uma “margem operacional de dois dígitos e um preço líquido por veículo vendido multiplicado por dois fora da Europa em 2027, em comparação com 2019”.
Lançamentos voltados ao Brasil
Desses oito lançamentos, pelo menos quatro serão produzidos na América Latina, com boas chances de que dois sejam feitos no Brasil, um na Argentina e outro no México. Além deles, o mercado brasileiro receberá outras atualizações e soluções locais. Veja quais devem ser os novos lançamentos da Renault para o Brasil até 2027:
1. Kardian
Este já está até apresentado e tem data para chegar: março de 2024, com produção em São José dos Pinhais (PR). Terá motor 1.0 turbo que, em sua variante flex, renderá até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque com etanol, aliado ao câmbio EDC DW23, automatizado de dupla embreagem com seis marchas e caixa banhada a óleo. Será exportado a mais de 20 países.
2. Duster facelift
Projeção: Kleber SIlva/KdesignAG
No segundo semestre de 2024, a Renault atualizará o Duster nacional de segunda geração, incluindo versões com o motor 1.0 TCe turbo flex do Kardian, conforme antecipamos em abril de 2022. A produção será mantida no Paraná. A meta da empresa é manter o Duster B0 em linha pelo menos até 2028.
3. Novo Kangoo
Também em 2024, a marca francesa deve disponibilizar no Brasil o novo Kangoo produzido na Argentina com motor 1.6 SCe flex de até 120 cv de potência. Virá para brigar com o Fiat Fiorino, líder disparado no mercado nacional de furgões
4. Niagara
A picape compacta-média Niagara, sucessora da Oroch, foi apresentada como conceito, mas já está muito perto de virar realidade. Com código de projeto ZH1312, seu lançamento está previsto para 2025 e ela será o segundo produto da ofensiva na região, sendo o primeiro de uma família com três modelos compactos-médios.
Terá motor 1.3 TCe e pode estrear a motorização híbrida flex da marca no mercado, com direito a motor elétrico traseiro e tração 4x4. Será posicionada acima da Oroch, o que significa que deve conviver com a prima menor, e virá para brigar mais forte contra a Toro. Terá uma irmã gêmea com insígnia da Nissan.
5. Bigster
Fruto do projeto X1312, é um SUV de sete lugares que atuaria no segmento D, contra o Jeep Commander, porém com um posicionamento mais intermediário entre este e o Compass. Também deve usar motor 1.3 TCe e ter variantes híbridas flex. Previsto para 2026, com produção em São José dos Pinhais. Entre-eixos na casa de 2,80 m.
6. Duster cupê
A base dessa família será a terceira geração do Dacia Duster europeu. Mas com uma novidade para o Brasil: em vez de um novo Duster convencional, teremos um SUV cupê derivado do novo Dacia Duster de terceira geração, substancialmente modificado e com outro nome para se distanciar da subsidiária romena. Até porque o Renault Duster atual, com plataforma B0, seguirá em linha, com direito a facelift e adoção do motor 1.0 turbo do Kardian em 2024.
Assim, o New Duster CMF-B nacional com RG trocado deve ser lançado em 2026 e ter sua produção compartilhada com a do Bigster, com quem compartilhará toda a carroceria da ponta do nariz até a coluna B, tendo um entre-eixos (próximo de 2,70 m) e um balanço traseiro mais curtos, visto que levará apenas cinco passageiros. Será um rival mais direto do Compass.
7. Nova Alaskan
Projeção: Kleber SIlva/KdesignAG
Embora não construída sobre a base CMF-B (sua plataforma é a mesma da Nissan Frontier), a picape média Renault Alaskan pode ser o segundo comercial leve da lista. Será fortemente renovada em 2025, conforme contamos neste artigo, para enfim ser lançada no mercado brasileiro após anos de promessas e espera.
8. Elétricos e híbridos importados
Por fim, a Renault deve preencher a gama da linha E-Tech, com pelo menos três produtos elétricos, nos próximos anos. Scénic E-Tech, Renault 4 e Renault 5 são candidatos, mas um recente flagra do SUV médio híbrido Austral pode indicar uma aposta da marca também no nicho de híbridos plug-in importados.
Projeção de abertura: Kleber SIlva/KdesignAG
Jornalista Automotivo