Renault Kardian terá motor 1.0 turbo mais forte do Brasil contra o Nivus

Novo SUV de entrada da marca francesa promete bagunçar o mercado com nível elevado de equipamentos e números surpreendentes de potência e torque
Renan Rodrigues
Por
25.10.2023 às 11:00
Novo SUV de entrada da marca francesa promete bagunçar o mercado com nível elevado de equipamentos e números surpreendentes de potência e torque

O Renault Kardian finalmente foi revelado. Após diversos flagras, projeções e muitas informações antecipadas pela Mobiauto, incluindo o nome, a marca francesa revelou oficialmente seu mais novo SUV de entrada à imprensa nesta quinta-feira (25). E surpreendeu ao anunciar um motor 1.0 turbo com o maior torque do mercado.

Inspirado no Dacia Sandero Stepway de terceira geração na Europa, o Renault Kardian será posicionado abaixo do Duster na gama da marca. Na prática, marcará a morte do Stepway em nosso mercado. Porém, seu lançamento efetivo ocorrerá só em março de 2024, quando a marca revelará a lista completa de versões e preços.

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Para brigar em um segmento com Fiat Pulse e VW Nivus, o Kardian 2024 apostará em uma dianteira robusta, com nova linguagem visual e faróis divididos, como tem sido moda na indústria. A grade e o para-choque são exclusivos, enquanto o capô elevado tenta passar mais sensação de robustez e altura.

Visto de lado, a inspiração do Kardian no Sandero Stepway G3 europeu fica mais clara, especialmente no desenho das portas. A traseira aposta em tampa do porta-malas inédita, mais musculosa, e lanternas de LED em formato de C. Num geral, o Kardian aposta em uma linha de cintura que passa a sensação de ser mais alta que a de um hatch.

Novo motor e câmbio polêmico

O Renault Kardian 2024 receberá o motor 1.0 TCe, um três-cilindros turbo flex já dissecado pela Mobiauto, mas com números inéditos. Pela primeira vez capaz de queimar etanol, ele terá números surpreendentes: 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque com etanol. É a primeira vez que essa usina alcançará tais dados.

A Renault não detalhou versões, mas diz ser possível que o Kardian receba câmbio manual em combinação com este motor. No entanto, não haverá outros motores na gama, nem mesmo para exportação, como é costume em outros modelos.

Por falar em câmbio, em suas versões de topo o Kardian será equipado com um polêmico câmbio automatizado de dupla embreagem com seis marchas. A polêmica está no histórico desse tipo de câmbio que enfrentou muitos problemas no Brasil em um passado recente. Sim, estamos falando das famosas caixas Powershift, da Ford, e DSG, da Volkswagen.

Para amenizar os possíveis problemas, ao contrário das caixas citadas, a do Renault Kardian, chamada de EDC pela Renault, será banhada a óleo. O VW DSG também possui versões imersas em óleo, mas as mais problemáticas eram as caixas secas, assim como seca era a arquitetura do malfadado sistema Powershift da Ford.

Uma curiosidade a respeito da transmissão EDC da Renault está em seu acionamento. O pequeno joystick da cabine não possui cabo mecânico para mudar a posição da transmissão: é tudo feito de forma eletrônica. Esse câmbio, que já serviu ao Dacia Duster 1.0 TCe europeu, é fabricado na China e sua arquitetura de dupla embreagem permitirá uma futura eletrificação do Kardian.

Maior que Pulse, mais espaçoso que o Nivus

O Renault Kardian tentará impactar o mercado em duas frentes. A primeira delas é o espaço interno. Em dimensões, ele terá 4.119 mm de comprimento e nada menos que 2.604 mm de entre-eixos, além de 1.773 mm de largura e 1.595 mm de altura. São, ainda, 20,9 cm de vão livre do solo, 20 graus de ângulo de ataque e 36 graus de ângulo de saída.

Para efeito de comparação, o Fiat Pulse tem 4,09 m de comprimento e 2,53 m de entre-eixos. Já o Volkswagen Nivus, outro rival do Kardian, é consideravelmente maior com seus 4,26 m de comprimento, mas perde no entre-eixos, uma vez que oferta 2,56 m.

Já o porta-malas alcança 358 litros segundo o método VDA. É menos do que os 416 litros do Nivus no mesmo sistema de medição, mas deve superar o do Pulse, que tem apenas 370 litros declarados com sacos de água.

Um passo além em equipamentos

O Renault Kardian apostará muito em seus equipamentos e certo nível de sofisticação a bordo. Exemplos disso são o console central elevado, o freio de estacionamento eletrônico, o já mencionado câmbio tipo joystick e o sistema ADAS de assistências de condução.

Assim, o SUV terá, pelo menos em suas versões mais caras, itens como sensor de ponto cego, algo que nenhum dos rivais tem. Ele também será equipado com frenagem autônoma de emergência, item presente em Pulse e Nivus, além do controle de cruzeiro adaptativo, este disponível apenas no rival da Volkswagen.

No entanto, o ACC do Kardian será inferior tecnicamente ao do Volkswagen. Enquanto o Nivus é equipado com sistema Stop&Go, ou seja, capaz de parar totalmente e retomar quando o tráfego à frente anda, o assistente do Kardian é desligado abaixo dos 30 km/h.

Completando a lista de itens de segurança, o Kardian terá seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento e câmera 360 graus de auxílio a manobras, como a do Renault Duster.

A central multimídia de 8 polegadas contará com o sistema Multi-Sense, antecipado pela Mobiauto em junho de 2022. Ele permitirá alterar os modos de condução do veículo em três opções: Eco, Sport e MySense.

Preços do Renault Kardian

A Renault não revelou os preços do Kardian, mas disse querer brigar com o topo do mercado de “B-SUV”, ou seja, onde estão Nivus e Pulse.

Olhando para a tabela de preços do Nivus, os preços variam entre R$ 130.000 e R$ 147.000. O Pulse tem mais versões e preços entre R$ 102.000 e R$ 133.000, desconsiderando a versão esportiva Abarth. Portanto, é provável que o Kardian tenha preços entre R$ 120.000 e R$ 140.000.

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