Renault Oroch de nova geração terá irmã gêmea da Nissan

Aliança Renault-Nissan confirmou produção de nova picape compacta-média na Argentina, mas surpreendeu ao anunciar que ela será compartilhada entre as marcas
LF
Por
06.02.2023 às 12:50
Aliança Renault-Nissan confirmou produção de nova picape compacta-média na Argentina, mas surpreendeu ao anunciar que ela será compartilhada entre as marcas

Em outubro de 2022, o secretário de Produção do governo da Argentina, José Mendiguren, deu com a língua nos dentes e antecipou que a Renault deve fabricar no país vizinho, nos próximos anos, a segunda geração da picape Oroch. Ainda não está claro se a produção será compartilhada com o Brasil ou se será integralmente migrada.

Fato é que um comunicado divulgado pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi nesta segunda-feira (6), para jornalistas argentinos, não apenas confirma a informação de que a nova Oroch será feita na província de Córdoba como aponta que ela terá uma irmã gêmea da Nissan.

Ao comentar os novos projetos em conjunto para a América Latina, a aliança avisou que um deles será “uma nova picape de meia tonelada desenvolvida pela Renault e compartilhada com a Nissan na Argentina”.

Você também pode se interessar por:

“Picape de meia tonelada” é uma forma de se chamar picapes compactas ou compactas-médias, considerando sua capacidade de carga – geralmente na faixa de 600 kg. No caso, a nova geração da Oroch deve ser lançada em 2025, ainda utilizando a plataforma B0 do Duster.

A caminhonete, que ainda usa a carroceria do Duster de primeira geração, deve receber as melhorias estruturais do Duster G2, como uma nova coluna A. De qualquer forma, o utilitário deve seguir um caminho estético diferente, assim como a nova Chevrolet Montana faz em relação ao Tracker, seu irmão de plataforma.

Os motores 1.0 turbo e 1.3 turbo da família TCe devem compor a gama, com opções de câmbio manual nas versões básicas e CVT. A gêmea da Nissan deve compartilhar quase todo o projeto, recebendo apenas grade e logotipos distintos.

Aliança Renault-Nissan confirmou produção de nova picape compacta-média na Argentina, mas surpreendeu ao anunciar que ela será compartilhada entre as marcas

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Novas gerações de Frontier e Alaskan

Ainda de acordo com o comunicado, “continuará a exitosa colaboração na família existente das picapes Nissan Frontier e Renault Alaskan. O Grupo Renault produzirá as picapes em Córdoba (Argentina) para Renault e Nissan”. Ou seja, está confirmada uma nova geração de Frontier e Alaskan na América do Sul.

As duas já são produzidas lá, compartilhando plataforma e carroceria. Porém, apenas o modelo da Nissan é comercializado no Brasil. O da Renault chegou a ser cogitado e até anunciado alguns anos atrás, mas a marca desistiu de lançá-lo por questões de posicionamento de mercado e de oscilação do real frente ao dólar. Será que com esta nova geração a Alaskan enfim chegará às concessionárias brasileiras?

Primeiro Renault feito no México

O anúncio também antecipa que a Nissan produzirá para a Renault “um novo modelo no México”. Será o primeiro carro com a insígnia da marca francesa montado lá em 20 anos. Não há detalhes sobre qual produto será esse, nem qual segmento ocupará.

Por fim, a aliança informou que Renault e Nissan “comercializarão dois veículos elétricos comuns no segmento A [subcompacto], ambos baseados na plataforma CMF-AEV”. Por aqui, já temos o Renault Kwid E-Tech à venda usando essa base. É possível, então, que ele ganhe um irmão Nissan no portfólio.

Comentários