Nova picape da VW será lançamento mais importante depois do Tera; entenda
A Volkswagen prepara mais um produto da marca no Brasil. O modelo que já foi flagrado em testes no país será uma picape intermediária, construída do zero assim como o Volkswagen Tera. E como aconteceu com o SUV compacto, o novo utilitário terá uma importante missão, ser um produto de volume.
Durante apresentação de resultados na última quarta-feira (10), Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul afirmou:” vamos lançar mais 10 [carros] nos próximos dois/três anos. O foco vai ser a estratégia das picapes, pois é um segmento muito importante.”
Você também pode se interessar por:
- Como será o futuro de Volkswagen Saveiro e Fiat Strada no Brasil?
- BYD, Renault, VW e Toyota terão picapes contra Toro; veja quais e quando chegam
- VW Udara quer ser rival de Fiat Toro usando estratégia do Tera
- 5 picapes híbridas que chegarão em breve no Brasil
Mas o que isso significa? A Volkswagen possui dois modelos do segmento em seu portfólio. A Amarok, produto médio e a Saveiro, compacta.
A primeira irá ser renovada, com uma nova geração que já foi flagrada no Brasil. O produto terá inspiração na chinesa Maxus Terron, picape chinesa fruto de uma joint-venture entre a fabricante alemã e a marca asiática SAIC. Pelos flagras registrados no Brasil, é esperado que a nova Amarok receba um visual com grade quadriculada na dianteira, já na traseira, é esperado lanternas em posição vertical.
Divulgação/Maxus
Sua motorização manterá o motor V6, conforme antecipado pela Mobiauto. No entanto, há a possibilidade de o modelo receber um sistema híbrido de 48V. Isso porque seus antigos irmãos de usina Audi Q5 e Audi A6 ganharam uma evolução no propulsor e agora são eletrificados.
E a Saveiro?
Divulgação/Volkswagen
A Saveiro já tem data para sair de linha, conforme informação exclusiva do jornalista Renan Bandeira, a picape compacta deixará o mercado com a chegada da Udara – nome do projeto da picape, ainda sem batismo oficial.
Dessa forma, o novo utilitário será um substituto da Saveiro, assim como o Tera foi para o Gol, o que mostra a importância da Udara para a marca. E essa não é a única semelhança entre os lançamentos.
Assim como houve um aprimoramento no portfólio com a troca de um hatch para um SUV, a Udara será uma substituta com outro nível. Isso porque a picape será intermediária e deverá ter a Fiat Toro como sua principal rival. Mesmo assim, o modelo será vendido com opção cabine simples para brigar com a Fiat Strada, conforme antecipado pelo jornalista Leonardo Felix, da Autoesporte.
Kleber Silva/KDesignAG
Sobre o visual da Udara, a picape será construída em São José dos Pinhais (PR), no complexo onde já é fabricado o T-Cross. Logo, são esperadas semelhanças do novo produto com o SUV. Em sua parte interna, a expectativa é que a Udara ganha elementos do Tera, com acabamento macio ao toque em partes do painel e das portas, por exemplo.
Na motorização, ainda não se sabe qual usina irá equipar o modelo. No entanto, é esperado um conjunto híbrido para conseguir fazer frente com a Fiat Toro que irá se tornar eletrificada em 2026.
Sua chegada ainda deverá demorar para ocorrer, a previsão de lançamento da Volkswagen Udara está para 2027.
Imagem abertura: Kleber Silva/KDesignAG
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
