Como será o futuro de Volkswagen Saveiro e Fiat Strada no Brasil?
O mercado de picapes compactas é muito visado por pessoas que buscam modelos para trabalho, não à toa, grande parte do número de vendas de VW Saveiro e Fiat Strada são compras de frotistas. No entanto, o futuro de ambas as picapes não deverá seguir o mesmo caminho.
A Mobiauto já trouxe em outro momento que a Saveiro deverá sair de linha em breve, deixando o posto de picape de entrada da marca para a futura Udara, nome que se dá ao projeto da marca alemã. Agora, em uma entrevista para Leonardo Felix, da Revista Autoesporte, o Thomas Schäfer, CEO global da fabricante alemã afirmou que a nova picape será focada para o lifestyle.
Apesar disso, a picape será equipada com itens como a suspensão por feixe de mola, sistema utilizado para reforçar a capacidade de carga do modelo.
Você também pode se interessar por:
- Exclusivo: VW Saveiro já tem data para morrer e a culpa é da nova VW Tarok
- VW Udara quer ser rival de Fiat Toro usando estratégia do Tera
- Por que a VW Tarok terá a mesma suspensão "bruta" da Fiat Strada
- VW Tarok: como lançamentos da marca antecipam visual da picape
O produto será construído sobre a plataforma MBQ A0, a mesma do T-Cross. Com isso é esperado elementos visuais externos parecidos com o do SUV, enquanto o interior deverá ser mais refinado, remetendo ao Volkswagen Tera.
Já a motorização, a mais aguardada é o 1.5TSI Evo2 de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, com a possibilidade do propulsor ser unido a um sistema elétrico de 48V. A informação foi publicada pelo colega Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos.
Kleber Silva/KDesignAG
Apesar do futuro comercial leve ser um modelo de entrada, a VW Udara, como está sendo chamada, visa o mercado das intermediárias, focando em rivalizar principalmente com a Fiat Toro, que lidera o segmento.
Qual o futuro da Fiat Strada?
Diego Dias/Mobiauto
A Fiat Strada também é outra picape que deverá mudar totalmente nos próximos anos. Em 2024, o conceito de uma picape com visual minimalista foi revelado juntamente com outras projeções, como a do Fiat Grade Panda, que se mostrou bem fiel com o lançamento do hatch.
No conceito do utilitário, a Fiat Strada apresenta uma cabine com espaço elevado, enquanto a caçamba é mais curta. O maior destaque está nos faróis e na grade com elementos pixelados, indicando um visual retrofuturista para a picape compacta.
Divulgação/Stellantis
Somado a isso, o então CEO da marca italiana Olivier François, afirmou que a Strada será um produto global, subindo de patamar. A nova geração da picape será construída sobre a plataforma STLA Smart Car, uma evolução da base CMP, encontrada no Peugeot 208 e no Citroën C3 aqui no Brasil.
Outro indicativo de uma mudança da picape em breve está nos outros modelos da marca italiana no país. Isso porque, os irmãos, Argo, Cronos, Pulse, Fastback e Toro receberam atualizações neste ano, ganhando elementos parecidos com o do Grande Panda. A ausência de reestilização da picape pode estar diretamente ligada com a nova geração já confirmada.
Divulgação/Stellantis
Nesta quarta-feira, a Fiat confirmou cinco lançamentos para o mercado brasileiro, um em cada ano, de 2026 à 2030. Um desses produtos deverá ser a nova Fiat Strada recebendo os elementos citados acima, vale ressaltar que segundo o portal Autos Segredos, a esperado que a picape chegue ao mercado brasileiro em 2027.
Além da informação sobre o lançamento da picape compacta, segundo o Autos Segredos, é esperado que o modelo receba a configuração T200 Hybrid, que une o motor 1.0 Turbo com um sistema de 12V, que auxilia na redução de emissões, mantendo os 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Projeção abertura: Kleber Silva/KDesignAG
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
