5 picapes híbridas que chegarão em breve no Brasil
O mercado de picapes eletrificadas no Brasil ainda está engatinhando. Muito por conta disso, a própria chinesa GWM – conhecida por uma alta gama eletrificada – preferiu lançar por aqui a Poer, mas somente com motorização a diesel.
No entanto, em breve, mais modelos irão se juntar a BYD Shark, Ford Maverick, Foton Tunland, entre outras. Isso porque, cinco novas picapes híbridas serão lançadas no Brasil nos próximos anos, confira a lista.
Você também pode se interessar por:
- Stellantis confirma 4 híbridos novos para fábrica de Jeep, Ram e Fiat
- Toyota Hilux e SW4 híbridos flex? Entenda os próximos passos da marca
- Novo Audi Q5 adianta motor híbrido da VW Amarok? Entenda
- Nova picape da BYD: o que ela pode herdar do Song Pro para fazer sucesso no Brasil
Ford Ranger PHEV
O primeiro modelo da lista é a Ford Ranger Híbrida Plug-in. O produto terá fabricação em General Pacheco, na Argentina a partir de 2027 e chegará em nosso mercado no mesmo ano.
Na Europa, a picape já é vendida com motorização híbrida, mas somente a gasolina. Estamos falando do motor 2.3 EcoBoost que atua com outro motor elétrico de 102 cv. Combinados, a potência é de 279 cv, enquanto o torque chega aos 70,3 kgfm.
Vinicius Moreira/Mobiauto
Em nosso país, a fabricante está trabalhando para a Ranger eletrificada ser equipada com um conjunto híbrido flex.
Por se tratar de um híbrido plug-in, a picape irá necessitar de uma recarga externa. Como referência, no Velho Continente, sua bateria é de 11,8 kWh.
Nova Toyota Hilux
A nova geração da Hilux já estreou na Tailândia, mas chegará para ser vendida por aqui apenas em 2027, como a Mobiauto explicou nesse outro artigo.
Por lá, o modelo já é vendido com opção híbrida, o motor é o conhecido 2.8 turbodiesel de 204 cv de potência, mas unido a um propulsor elétrico de 16 cv. No Brasil, a história pode ser um pouco diferente, com a picape recebendo um sistema híbrido flex.
Divulgação/Toyota
Isso porque, Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil afirmou: A gente tem como premissa, agora, na Toyota, de que todas as versões [veículos] lançadas para o mercado brasileiro tenham uma versão híbrida flex full.”
Nesse caso, entende-se que a nova Toyota Hilux está na lista da marca para se tornar um modelo híbrido flex.
Fiat Toro Híbrida
Reprodução/Mobiauto
A Fiat Toro será um dos quatro modelos híbridos da Stellantis com fabricação em Goiana (PE). O produto eletrificado foi aguardado para chegar com a reestilização da picape que ocorreu em 2025, mas ficou para o segundo momento.
O conjunto híbrido será formado pelo motor T270 1.3 Turbo de 176 cv de potência e 27,5 kgfm de torque aliado com um sistema elétrico de 48V. A tecnologia é mais robusta que a encontrada no Pulse e Fastback já que o sistema é capaz de tracionar as rodas - mesmo que por curtas distâncias.
Com a eletrificação, a Fiat Toro irá mudar seu tipo transmissão. Em vez da automática de seis ou 9 marchas, as versões eletrificadas irão ser equipadas com um câmbio automatizado de dupla embreagem, chamada pela Stellantis de e-DCT e que é dedicada para atuar nos modelos híbridos do grupo.
Volkswagen Udara
A Volkswagen Udara será a próxima picape da marca e deve chegar ao Brasil nos próximos anos. Sua construção será em São José dos Pinhais (PR), até por isso, é esperado que o produto receba um visual no estilo Volkswagen T-Cross.
Kleber Silva/KDesignAG
Mas na parte mecânica, segundo o colega Marlos Ney Vidal, do portal Autos Segredos, a picape irá ser equipada com o motor 1.5 TSI Evo2 flex com um sistema híbrido de 48V. O conjunto rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, números iguais do atual 250 TSI que equipa por aqui o T-Cross Highline, por exemplo.
BYD Song Pro Picape
Apesar de nenhuma data confirmada, outro modelo híbrido é a versão picape do Song Pro. O utilitário será intermediário e o mais provável está na motorização híbrida formada por um motor 1.5 aspirado e um motor elétrico. Combinados, são 235 cv de potência e autonomia de até 1.100 quilômetros segundo o Inmetro.
Reprodução/Autohome
Além da inspiração visual, na cabine, o utilitário deve receber uma mistura de elementos dos irmãos Song Pro e Plus. Outra descoberta foi sobre a parte mecânica, através de um flagra recente foi possível identificar que a picape será equipada com um sistema de suspensão Multilink com molas helicoidais em seu eixo traseiro. A tecnologia é encontrada em modelos como a Fiat Toro que será sua futura rival.
E a Amarok?
A Volkswagen Amarok irá trocar de geração e pode até receber motorização híbrida. O jornalista Renan Bandeira, da Mobiauto, já informou com exclusividade que a picape irá permanecer com o motor V6. Além de manter as versões como Comfortline, Highline e Extreme.
Projeção: IA/Copilot
O motor é o chamado EA897 e garante 258 cv de potência e 59,1 kgfm de torque, associado ao câmbio de oito marchas automático e tração integral. Na Europa, o motor equipa tanto o Audi Q5 quanto o Audi A6 e acabou de receber uma melhoria com o nome de EA897 evo4.
A evolução une o propulsor com um sistema elétrico de 48V, como um híbrido leve, ou seja, não necessita de recarga externa. Esse conjunto entrega 300 cv de potência e os mesmos 59,1 kgfm de torque.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
