VW Udara quer ser rival de Fiat Toro usando estratégia do Tera
O VW Tera foi o grande lançamento da fabricante em 2025. Para o ano que vem, a marca segue com planos de aumentar ainda mais seu número de vendas, e a expectativa está no lançamento da picape intermediária VW Udara.
O modelo foi flagrado em testes, conforme imagens publicadas pelo perfil @placaverde no Instagram, parcialmente sem camuflagem, mas disfarçado de SUV. Contudo, além de ser um grande lançamento, a VW Udara tem outras semelhanças com o VW Tera.
Você também pode se interessar por:
- Picape do Corolla e VW Udara farão Fiat Toro mudar de novo em 2026
- Nova picape da VW revela mais detalhes com solução de Nivus e Tera
- Por que a VW Tarok terá a mesma suspensão "bruta" da Fiat Strada
- VW Tarok: como lançamentos da marca antecipam visual da picape
A primeira delas, é que estamos falando de um projeto novo, feito do zero. A picape é um produto inédito e será construída na plataforma MQB A0, mesma de Virtus e T-Cross, até por isso se espera que o modelo tenha semelhanças visuais com o SUV.
Além da frente com jeito de T-Cross, no interior, a Udara deverá receber um acabamento mais refinado. O mesmo que houve com o Volkswagen Tera, como a Mobiauto já explicou neste outro artigo.
Kleber Silva/KDesign AG
Uma outra semelhança entre o VW Tera e a futura picape está em seu alvo. O mercado de SUVs compactos de entrada era dominado pelo Fiat Pulse e nem mesmo o Renault Kardian conseguiu fazer uma briga forte.
Com a chegada do VW Tera o jogo mudou, a maior prova está no número de emplacamentos da Fenabrave referentes a agosto de 2025. O modelo da fabricante italiana emplacou 4.282 unidades, enquanto o VW Tera 4.157. Claro, o Fiat Pulse segue na frente, mas há de se considerar que esse é apenas o terceiro mês venda do compacto da marca alemã.
Kleber Silva/KDesign AG
Falando da Udara, o mercado de picapes intermediárias no Brasil é dominado pela Fiat Toro, com 30.498 emplacamentos em 2025, segundo dados da Fenabrave. Nesse contexto, esse será o foco da Udara, reduzir a vantagem ou tentar roubar o espaço da rival italiana, logo, teremos mais um embate entre Volkswagen e Fiat.
Não à toa, a Fiat Toro recebeu uma reestilização esse ano, ganhando elementos visuais semelhantes ao do Fiat Grande Panda, mas já se preparando para a chegada tanto da Udara quanto da picape do Corolla.
Vinicius Moreira/Mobiauto
Por fim e para dar mais força à Udara, a picape deverá ser híbrida. Segundo o colega Marlos Ney Vidal do portal Autos Segredos, a picape irá estrear o motor 1.5 TSI Evo2 flex com um sistema híbrido de 48V. O propulsor rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, numéros iguais do atual 250 TSI. Já pensando nisso, a Fiat Toro se prepara com a provável inserção de um inédito conjunto híbrido para o motor 1.3 turbo.
Por Lucas Frasson
Jornalista Automotivo
Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.
