BYD, Renault, VW e Toyota terão picapes contra Toro; veja quais e quando chegam
A procura por picapes intermediárias só aumenta, mas o bom trabalho da Fiat no segmento deixa boa parte das vendas nas mãos da Fiat Toro. Não é à toa que ela é a campeã de emplacamentos e está entre as três picapes mais vendidas do Brasil em 2025, segundo dados da Fenabrave.
Olhando para esse mercado em ascensão, montadoras como BYD, Volkswagen, Renault e Toyota preparam lançamentos para brigar com a líder de vendas. E as estreias devem começar a aparecer a partir de 2026. Isso tudo para tentar fazer o que Chevrolet Montana e Ford Maverick não conseguiram.
Você também pode se interessar por:
- VW Udara quer ser rival de Fiat Toro usando estratégia do Tera
- Nova picape da BYD terá cara de Song Pro e motor híbrido contra Fiat Toro
- Renault Niagara: o que o Boreal adianta da picape que chega em 2026
- Nova picape da Toyota com porte de Fiat Toro terá versão híbrida flex
Como base para entender a competitividade dos lançamentos, é importante lembrar que atualmente a Fiat Toro é vendida em seis versões que custam entre R$ 161.490 e R$ 230.990. Com duas opções de motorização: 1.3 turbo flex de 176 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque de tração dianteira e 2.2 turbo a diesel de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.
E suas medidas são: 4,95 metros de comprimento, 2,98 m de entre-eixos, 1,89 m de largura e 1,67 m de altura.
Veja quais montadoras entrarão na briga de picapes intermediárias:
Renault
Marcela Cavirro/Mobiauto
Diferente da picape da BYD, a Renault tem um modelo mais palpável que já tem previsão de estreia no Brasil e é inspirado no recém-chegado Boreal.
Estamos falando da Niagra, que inclusive teve seu conceito oficial apresentado durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo que aconteceu em novembro de 2025.
Visualmente seu conjunto óptico dianteiro tem o design que lembra bastante os traços do Boreal, com desenhos geométricos parecidos.
Falando sobre medidas, a Renault Niagra será construída sobre a plataforma RGMP, que é a mesma do Kardian. E permite que a picape tenha até cinco metros de comprimento e três metros de entre-eixos.
Sob o capô, a motorização deve ser a já conhecida 1.3 turbo flex encontrada no Duster e Boreal que rende 163 cavalos de potência e 27,5 kgfm de torque. Associada a transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas.
O modelo já roda em testes ainda camuflado pelo Brasil, será produzido na fábrica de Córdoba, Argentina, e deve chegar ao mercado no segundo semestre de 2026.
BYD
Reprodução/Placaverde
A BYD prepara um lançamento mais certeiro e com mais chances de sucesso de venda. Trata-se de uma picape intermediária ainda sem nome que roda em testes pelo mundo e deve chegar ao mercado como uma “fusão” de três modelos da BYD.
Mesmo camuflada, podemos ver que se trata de um modelo com conjunto óptico dianteiro de Song Pro, lanternas traseiras que lembram a Shark e acabamento interno de Song Plus.
Sob o capô, espera-se o conjunto híbrido já conhecido 1.5 turbo PHEV (híbrido plug-in) de 235 cavalos de potência e 1.100 km de autonomia.
O modelo já foi flagrado em testes no Brasil, e a expectativa é de que ele chegue por aqui também, mas ainda sem previsão de datas específicas.
Volkswagen
Kleber Silva/KDesignAG
A Volkswagen busca o sucesso de vendas tambem em outro segmento: picapes intermediárias. Além de trazer um nova Amarok para entrar mais forte na briga de médias, a montadora alemã trará a Udara para brigar com a Toro.
Prevista para 2027, a Udara – nome do projeto, ainda sem nome oficial confirmado pela Volkswagen - será construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma do T-Cross e Virtus, o que deve resultar em um visual bastante parecido com o dos modelos atuais da marca.
E por dentro, a expectativa é de que o acabamento interno siga os passos do Tera e chegue ao mercado mais refinado e bem-acabado.
Sob o capô a picape que será construída na fábrica de São José dos Pinhais (PR) deve contar com o conjunto que também equipará a nova geração do VW Nivus: híbrido leve.
E segundo o portal Auto Segredos, a VW Udara contará com motor 1.5 turbo flex de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, associado ao sistema elétrico de 48V.
Toyota
Projeção/Lucas Frasson
Prevista para chegar pouco depois da VW Udara e Renault Niagra, a até então apelidada de “picape do Corolla” está prevista para estrear em meados de 2027.
E como o próprio nome provisório diz, visualmente ela deve contar com muitos traços de design semelhantes ao do sedan líder de vendas globais.
A plataforma será a TNGA e permitirá que ela tenha até cinco metros de comprimento, três de entre-eixos e que ela possa receber motorização híbrida.
O conjunto mecânico ainda não foi confirmado, mas as expectativas de que ele seja eletrificado são altas. Até porque o presidente da Toyota Brasil, Evandro Maggio, revelou que a montadora japonesa terá todos os próximos lançamentos com ao menos uma versão híbrida flex.
Por Marcela Cavirro
