Nova Chevrolet Montana é picape que também quer ser SUV e até sedan

Terceira geração da picape aumenta o porte e sobe de nível para encarar rivais de diferentes segmentos, e conquistar clientes dos mais diversos
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12.12.2022 às 09:00 • Atualizado em 13.12.2022
Terceira geração da picape aumenta o porte e sobe de nível para encarar rivais de diferentes segmentos, e conquistar clientes dos mais diversos

Quando se trata de um produto com fabricação nacional, a GM (General Motors) dificilmente entra no jogo para brincar. Tal qual a Fiat, a fabricante americana sabe muito bem aproveitar a força e a capilaridade de sua rede para lançar modelos que, quase invariavelmente, brigarão pela liderança de seus respectivos segmentos.

O mesmo acontecerá com a Chevrolet Montana 2023, que chega em sua terceira geração. Só que com uma pequena diferença, aqui apontada na forma de uma pergunta um tanto retórica, outro tanto provocativa: afinal, em qual segmento atuará a picape totalmente renovada?

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Terceira geração da picape aumenta o porte e sobe de nível para encarar rivais de diferentes segmentos, e conquistar clientes dos mais diversos

Qual o porte da Chevrolet Montana 2023?

Que a nova Montana é uma caminhonete compacta-média, parece-nos ponto pacífico. Seus 4,72 metros de comprimento e 1,80 m de largura, respectivamente 2 cm a mais e 3 cm a menos do que uma Renault Oroch, não nos deixam mentir.

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A GM não informou, ainda, qual sua altura ou entre-eixos, mas apostamos em aproximadamente 1,65 m e 2,80 m, números também muito próximos aos da picape derivada do Duster. Quer dizer, então, que a nova Montana será rival direta da Oroch? Por suposto que sim, mas ela quer alçar voos bem mais altos.

Quem são as rivais da Chevrolet Montana 2023?

Executivos da marca não abrem a expectativa de vendas, mas falam abertamente em lutar pela liderança do segmento. E quando dizem segmento, esteja certo de que não estão considerando apenas a Oroch, mas também a Fiat Strada Cabine Dupla e versões com motor flex da Fiat Toro. Por isso, a Montana fica no quase exato meio termo entre elas.

Leia também: Chevrolet Montana 2023 manual: veja quando chega, previsão de preço e versões

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Qual a plataforma da Chevrolet Montana 2023?

Para cumprir seu objetivo, a nova Chevrolet Montana traz uma receita inteligente e prioritariamente urbana. Diferentemente da Oroch, que aproveita a carroceria do Duster, a picape da Chevrolet possui um monobloco 100% próprio, mas nem por isso deixa de herdar muito do SUV Tracker, seu irmão direto de plataforma, a GEM.

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É do Tracker que vem boa parte da mecânica, elétrica e peças de acabamento interno. Exemplos? Suspensão e freios dianteiros, quadro de instrumentos, volante, central multimídia, bancos dianteiros (da versão Premier) e encosto lombar traseiro (da LT), todo o console central e a base do painel.

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Claro que houve mudanças. Além da estamparia exclusiva, a nova Montana tem altura do solo elevada, o que lhe confere ângulos de ataque, transposição e saída mais generosos. Traz, ainda, uma suspensão traseira com eixo de torção mais robusto e duplo estágio, a fim de criar dois níveis de batente para quando a caçamba está cheia ou vazia. 

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Os tambores dos freios traseiros são bem maiores que os do SUV, e as guarnições das portas laterais também mudam. Para completar, o painel recebeu elementos diferentes de acabamento e uma multimídia semiflutuante, unida ao cluster por meio de um aplique em preto brilhante.

Leia também: Chevrolet Montana 2023: como é a caçamba multi-flex vedada contra água

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A nova Chevrolet Montana terá tração 4x4?

Sempre vendida em configuração cabine dupla com quatro portas, a Chevrolet Montana de terceira geração adotou uma suspensão traseira mais simples que a arquitetura independente de Oroch e Toro, e menos robusta que o eixo rígido com molas semielípticas da Strada. Daí o uso de um duplo batente, a fim de reforçar sua proposta de ser mais confortável que as rivais.

A parte ruim é que não há qualquer chance de ela ganhar tração 4x4. Além disso, segundo nossas apurações, sua capacidade de carga será de 600 kg, abaixo de Oroch, Toro e Strada manual – e equivalente ao da Strada automática. 

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Qual a capacidade de carga e volume de caçamba da nova Chevrolet Montana?

Por outro lado, a nova Montana terá 874 litros de volume na caçamba, bem acima dos 683 litros da Oroch e também com vantagem diante dos 820 litros da Toro e 844 litros da Strada Cabine Dupla.

Outro ponto de destaque é que a nova Montana pesará cerca de 1.200 kg, bem abaixo dos mais de 1.400 kg de uma Renault Oroch TCe e dos mais de 1.600 kg de uma Toro Endurance Turbo 270.

Leia também: Ford Maverick híbrida pode ter o mesmo preço da versão a combustão

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Qual o motor e a potência da nova Chevrolet Montana?

E é esse trunfo – o mesmo, aliás, de todos os produtos que utilizam a plataforma GEM, incluindo os irmãos Onix e Onix Plus – que permitirá à GM usar na Montana 2023 apenas o motor 1.2 turbo flex sem injeção direta de combustível do Tracker, em combinação com câmbio manual ou automático de seis marchas.

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São 132 cv de potência e 19,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 133 cv e 21,4 kgfm com etanol. Parece pouco diante dos 180 e 185 cv de uma Toro Turbo 270, ou dos 162 e 170 cv de uma Oroch TCe – ambas as rivais entregam 27,5 kgfm de torque. 

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Porém, quando calculamos a relação peso/potência, entrementes, vemos que o da Montana ficará ligeiramente acima de 9 kg/cv, ante os pouco menos de 8,5 kg/cv das duas oponentes. E, aí, a disparidade já não é tão grande assim.

É por isso que, mesmo sem divulgar o 0 a 100 km/h da nova Montana, a GM mostra confiança no desempenho de sua picape.

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Qual o consumo da nova Chevrolet Montana?

Ao mesmo tempo, a fabricante divulga aos quatro ventos que ela será “a mais econômica do segmento” com câmbio automático. São 7,6 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade, segundo o Inmetro. Na estrada, os números chegam a 8,6 lm/l e 12,5 km/l, respectivamente.

Leia também: Renault Oroch Outsider é mais negócio que Strada CVT e Toro Endurance?

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Quais as versões e preços da nova Chevrolet Montana?

Inicialmente, a GM apresentou apenas as duas versões automáticas da nova Montana, LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490). Ambas já estão em período de reservas, mas só devem chegar efetivamente às lojas em fevereiro de 2023.

Segundo nossas apurações mais recentes, no fim do primeiro trimestre a fabricante deve lançar duas opções da picape com transmissão manual: LS e LT. Clique aqui para saber mais detalhes sobre elas.

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Quais os itens de série da nova Chevrolet Montana?

A terceira geração da Chevrolet Montana aproveita boa parte das tecnologias do Tracker. Há elementos bem-vindos de segurança, tecnologia e conforto, como alerta de ponto cego, Wi-Fi a bordo, OnStar, caçamba com protetor, capota marítima vedada contra água e tampa com destravamento por sensor de aproximação de chave e abertura amortecida.

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Faltaram mais equipamentos de segurança ativa, como frenagem automática e controle de cruzeiro adaptativo, assim como saída de ar para a fileira traseira. Já elementos como estribos laterais, santantônio, faróis de neblina e o sistema Multi-Board, que cria seis diferentes configurações de divisórias na caçamba, serão oferecidos como acessórios.

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O ponto é que, com soluções e uma promessa de conforto similares aos do Tracker, e uma caçamba versátil e quase à prova d’água, formando um “porta-malas gigante de sedan”, a nova Chevrolet Montana quer não só transitar em diferentes segmentos de picapes, mas também conquistar públicos que originalmente comprariam um SUV ou sedan. 

Leia também: Chevrolet Onix e Onix Plus: os principais problemas, segundo os donos

Veja a lista completa de itens de série das duas versões já apresentadas:

Chevrolet Montana LTZ 2023 (R$ 134.490) - Itens de série

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Alarme antifurto (periférico) com acionamento pela chave
Seis airbags (frontais, laterais e de cortina)
Controles de estabilidade e tração
Freios ABS (antibloqueio) com EBD (distribuição eletrônica de frenagem)
Chave com sensor presencial
Abertura da tampa de caçamba com amortecimento
Destravamento da tampa de caçamba com sensor de aproximação da chave
Barras longitudinais de teto
Grade com acabamento em cromo acetinado
Faróis halógenos com DRL, acendimento automático, projetores e regulagem manual de altura do facho
Luzes analógicas de seta nos para-lamas dianteiros
Retrovisores externos elétricos
Alerta de ponto cego
Rodas de liga leve aro 17 em tom prata
Caçamba com protetor, 8 ganchos e 2 luzes de cortesia
Abertura e fechamento dos vidros "one touch" com antiesmagamento
Ar-condicionado manual
Banco do motorista com ajuste manual de altura
Bancos com revestimento parcial em couro sintético
Partida do motor por botão
Sensores de estacionamento laterais e traseiros
Câmera de ré com guias dinâmicas de direção
Cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura
Volante multifuncional com regulagem manual de altura e profundidade
Cluster analógico com computador de bordo digital monocromático de 3,5”
Central multimídia MyLink de 8" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Wi-Fi para até 7 aparelhos (pago à parte) e OnStar (pago à parte)
Direção elétrica progressiva
Uma entrada USB-A e uma USB-C no console central
Duas entradas USB-A na parte traseira
Luz de leitura nas 2 fileiras de bancos
Sensor de Chuva
Controle de cruzeiro (piloto automático)

Chevrolet Montana Premier 2023 (R$ 140.490) – Itens de série

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Itens da versão LTZ mais:
Grade com acabamento em cromo brilhante escurecido
Ar-condicionado digital automático
Alerta de ponto cego
Faróis full-LED
Banco com revestimento integral em couro sintético
Carregador de celular por indução / Porta celular

Leia também: Chevrolet Equinox Premier não surpreende em nada. E isso não é bom

Chevrolet Montana 2023 - Ficha técnica

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Motor: 1.2, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12V, turbo, flex, injeção indireta multiponto, duplo comando de válvulas com variação em admissão e escape
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência: 132/133 cv (G/E) a 5.500 rpm
Torque: 19,4/21,4 kgfm (G/E) a 2.000 rpm
Peso/potência: não divulgado
Peso/torque: nd
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: não divulgado
Velocidade máxima: não divulgada

Consumo Inmetro: 7,6 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina na cidade; 8,6 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina na cidade.

Terceira geração da picape aumenta o porte e sobe de nível para encarar rivais de diferentes segmentos, e conquistar clientes dos mais diversos

Dimensões e capacidades: 4.720 mm de comprimento, 2.800 mm de entre-eixos (estimados), 1.800 mm de largura (estimados), 1.650 mm de altura (estimados), 874 litros de caçamba, 600 kg de carga útil (estimados), 44 litros de tanque de combustível (estimados), 1.200 kg de peso em ordem de marcha (estimados).

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Dados técnicos: direção elétrica progressiva; suspensão McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira); freios a discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira); diâmetro de giro não divulgado; coeficiente aerodinâmico não divulgado; vão livre do solo não divulgado; ângulo de ataque não divulgado; ângulo de saída não divulgado; ângulo de transposição de rampas não divulgado; pneus, 215/55 R17; estepe temporário 115/70 R16.

Imagens: Murilo Góes/Mobiauto

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