Chevrolet Montana 2023: como é a caçamba multi-flex vedada contra água

Picape promete ter capota marítima com a melhor vedação contra água do segmento, além de acessório que cria divisórias internas para carga
LF
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05.12.2022 às 09:00
Picape promete ter capota marítima com a melhor vedação contra água do segmento, além de acessório que cria divisórias internas para carga

Mesmo antes da apresentação da Chevrolet Montana 2023, ocorrida na última quinta-feira (1º), a GM (General Motors) já havia prometido que a terceira geração da picape teria “a caçamba mais inteligente e flexível do segmento”. Veja as informações completas sobre o modelo aqui.

Agora que ela foi inteiramente revelado, resolvemos entender o que exatamente significa isso. No caso, a fabricante chama o compartimento de caçamba Multi-Flex, por considerar que ele cumpre a função de caçamba de picape e porta-malas de sedan ao mesmo tempo.

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Picape promete ter capota marítima com a melhor vedação contra água do segmento, além de acessório que cria divisórias internas para carga

Em termos de volume, são 874 litros comportados, acima dos 683 litros da Renault Oroch e dos 844 litros da Fiat Strada Cabine Dupla. No entanto, a nova Montana ainda perde dos 937 litros da Fiat Toro.

E, provavelmente, deve ter uma capacidade de carga menor, embora a Chevrolet ainda não tenha divulgado esse dado. Para isso, basta observar que a nova Montana terá suspensão traseira por eixo de torção, item menos robusto que o eixo rígido da Strada e o Multilink de Toro e Oroch.

Picape promete ter capota marítima com a melhor vedação contra água do segmento, além de acessório que cria divisórias internas para carga

A deixa para esta conclusão está no que a própria marca diz a respeito: “O curioso é que o consumidor de picapes médio-compactas está mais interessado nos objetos que ela consegue devidamente acomodar na caçamba do que necessariamente na capacidade de peso total, que quase nunca chega a ser utilizada”, diz o comunicado de lançamento. 

Picape promete ter capota marítima com a melhor vedação contra água do segmento, além de acessório que cria divisórias internas para carga

O que faz, então, a caçamba da Montana 2023 ser especial? Segundo a GM, além de a tampa da caçamba ter abertura amortecida, algo que nem Strada nem Oroch oferecem, o principal segredo está em um “sistema avançado de vedação da cobertura que oferece a melhor proteção contra água do segmento”.

“Uma das maiores queixas dos donos de picape no uso urbano é quanto à intrusão de água na caçamba em dias de chuva. Para a Nova Montana, foi desenvolvido um sistema inovador de vedação da capota marítima”, explica a fabricante. 

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Picape promete ter capota marítima com a melhor vedação contra água do segmento, além de acessório que cria divisórias internas para carga

“Esta solução foi pensada para os consumidores que pretendem utilizar a caçamba como um porta-malas gigante, ou para aqueles que desejam maior nível de proteção no transporte de objetos. Há opção também de uma capota rígida de acionamento elétrico por controle remoto”, complementa.

Este último item é um dos mais de 20 acessórios que a GM promete oferecer a fim de otimizar o transporte de carga na caçamba da picape. Entre esses componentes, a empresa destaca o Multi-Board, que utiliza dois trilhos, uma prateleira e uma prancha para criar divisórias modulares dentro do compartimento. Ela virá como brinde aos compradores das 2.000 primeiras unidades da picape.

E apesar de ainda não ter revelado a capacidade de carga da Chevrolet Montana 2023, a fabricante afirma que ela “entrega um excelente rendimento nas mais variadas situações, vazia ou carregada – tanto que a capacidade máxima de carga chega a ser quase a metade do próprio peso do veículo”.

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O que mais terá a nova Montana

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Com 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,80 m de largura, a nova Montana virá equipada sempre com motor 1.2 turbo flex de 132 cv de potência e 19,4 kgfm de torque com gasolina, sendo 133 cv e 21,4 kgfm com etanol. Trata-se do mesmo propulsor do Tracker Premier.

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A plataforma GEM é a mesma do SUV, assim como diversos elementos de acabamento interno. Já a carroceria monobloco é totalmente exclusiva, e a picape virá de série com seis airbags, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré, partida por botão, chave presencial e central multimídia de 8 polegadas com atualização remota de software, Wi-Fi a bordo e sistema OnStar.

Inicialmente, há duas versões em pré-venda: LTZ, R$ 134.490, e Premier, R$ 140.490, ambas automáticas de seis marchas. A primeira terá todos os equipamentos citados anteriormente mais rodas de liga leve aro 17, protetor da caçamba, capota marítima, faróis halógenos com DRL de LED, descansa-braço e bancos revestidos em tecido com couro sintético.

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A de topo acrescentará faróis full-LED com projetores e ajuste manual de altura do facho, rodas com acabamento escurecido, alerta de ponto cego, banco totalmente em couro sintético e carregador de celular por indução.

Só a pintura sólida Branco Summit não deve ter valor adicional. As demais cinco - Verde Safari, Azul Eclipse, prata (sem o nome completo revelado), Preto Ouro Negro e Vermelho Chili, metálicas, devem acarretar custo extra.

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Quando chega a nova Montana

O início das entregas da Chevrolet Montana 2023 está previsto para fevereiro de 2023. Também é nesse momento que a GM deve apresentar as versões mais básicas da picape, equipadas com câmbio manual de seis marchas.

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