Kia terá dois SUVs elétricos e modelo híbrido flex no Brasil até 2025

Marca sul-coreana seguirá investindo em modelos eletrificados nos próximos anos e terá híbrido flex até 2025
Renan Bandeira
Por
31.08.2023 às 13:40
Marca sul-coreana seguirá investindo em modelos eletrificados nos próximos anos e terá híbrido flex até 2025

A Kia confirmou que terá dois SUVs elétricos e um modelo híbrido flex no Brasil nos próximos anos, durante evento de comemoração dos 30 anos de operação da marca em território nacional, nesta quinta-feira (31).

Um desses SUVs elétricos será o Kia Niro, um modelo já conhecido dos brasileiros. Ele já é vendido por aqui com motorização híbrida convencional (HEV) em duas versões e com preços entre de R$ 208 mil e R$ 245 mil. O outro será o o EV9, um sete lugares maior que o Toyota SW4 e que deve ter preço na faixa dos R$ 500 mil - que a Mobiauto confirmou a chegada ao nosso mercado em maio deste ano.

De acordo com a Kia, os dois modelos já estão em fase de homologação e devem ser lançados no Brasil entre o fim deste ano e o início de 2024. Já o modelo híbrido flex ficará para 2025.

Você também pode se interessar por:

O que sabemos sobre o Kia Niro elétrico?

Ele é um SUV médio com medidas parecidas com as de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. O Kia Niro elétrico mede 4.419 mm de comprimento, 2.717 mm de entre-eixos, 1569 mm de altura e 1.826 mm de largura. 

O motor elétrico rende 201 cv de potência 26 kgfm de torque, tracionando sempre as rodas dianteiras. A bateria de 64,8 kWh de capacidade entrega uma autonomia de 407 km com uma carga, em ciclo americano EPA - um dos mais rigorosos do mundo.

Por dentro, o SUV tem painel de instrumentos digital, sistema de entretenimento com tela de 10,3 polegadas e conexão de Android Auto e Apple CarPlay, e até matérias recicláveis, como folhas de eucalipto usadas na fabricação do revestimento dos bancos.

O que sabemos sobre o Kia EV9?

Assim como temos visto nos demais veículos da marca, o Kia EV9 tem visual bem disruptivo com alguns traços parecidos com os do Sportage. A carroceria tem formato de caixote e linhas bem robustas.

O interior é revestido em tom claro para bancos, painel, console central e volante. Duas telas grandes de 12,3”, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, que são integradas, complementam o visual luxuoso interno. Curiosamente, o design do volante é bem parecido com o do Hyundai Creta vendido no Brasil.

O SUV elétrico é maior que um Toyota SW4 e tem layout interno com opções de cinco, seis e sete lugares. Suas dimensões são: 5.013 mm de comprimento, 3.098 mm de entre-eixos, 1.775 mm de altura, 1.978 mm de largura. Com isso, o Kia é 21,8 cm mais comprido, tem 35,3 cm a mais de entre-eixos, é 6 cm mais baixo e 12,3 cm mais largo que o SUV da Toyota Hilux.

De acordo com o site da Kia nos Estados Unidos, o motor elétrico do EV9 rende até 384 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. Como referência, a Ram 3500 tem um seis-cilindros 6.7 turbodiesel de 377 cv e 117 kgfm. O elétrico faz o 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, e deve ter esquema de tração traseira ou integral.

Ao que tudo indica, sua bateria deve ser de 77 kWh, para garantir uma autonomia de 482 km (ciclo WLTP). E a fabricante ainda diz que a recarga entre 20% e 80%, em corrente DC (contínua), pode ser feita em 24 minutos. A garantia do conjunto é de dez anos ou 100.000 km rodados.

Comentários