Exclusivo: Kia EV9 virá ao Brasil com porte de SW4 e força de Ram 3500

SUV grande e elétrico faz parte da nova estratégia global da marca e chegará ao Brasil em breve para brigar com BYD Tan e companhia
Renan Bandeira
Por
23.05.2023 às 14:15
SUV grande e elétrico faz parte da nova estratégia global da marca e chegará ao Brasil em breve para brigar com BYD Tan e companhia

Foi no fim de 2021 que a Kia anunciou uma reviravolta para se dedicar aos modelos elétricos e híbridos, aproveitando para atualizar seu logotipo, símbolo da mudança de estratégia. A partir disso, recebemos no Brasil os híbridos Stonic, Sportage e Niro, sendo todos deles híbridos – os dois primeiros do tipo leve e o último, pleno.

Entre os elétricos, há a expectativa pela chegada do EV6, mas a grande novidade agora é o SUV de sete lugares EV9. A Mobiauto apurou junto a fontes da rede concessionária que o modelo está nos planos do grupo Gandini, importador oficial da marca, e chegará ao Brasil em breve. O lançamento não deve ocorrer antes de 2024.

Assim como temos visto nos demais veículos da marca, o modelo tem visual bem disruptivo, com alguns traços parecidos com os do Sportage. A carroceria tem formato de caixote e linhas bem robustas.

SUV grande e elétrico faz parte da nova estratégia global da marca e chegará ao Brasil em breve para brigar com BYD Tan e companhia

Você pode se interessar por:

Os faróis são de LED com DRL (luzes diurnas) integradas, que escapam do conjunto de iluminação e invadem o para-choque como uma espécie de complemento ao acabamento frontal. Não há grade, afinal, estamos diante de um elétrico. Tomada de ar, só no para-choque.

O interior é revestido em tom claro para bancos, painel, console central e volante. Duas telas grandes de 12,3”, sendo uma para o quadro de instrumentos e outra para a central multimídia, que são integradas, complementam o visual luxuoso interno. Curiosamente, o design do volante é bem parecido com o do Hyundai Creta vendido no Brasil.

SUV grande e elétrico faz parte da nova estratégia global da marca e chegará ao Brasil em breve para brigar com BYD Tan e companhia

Tamanho e potência

O SUV elétrico é maior que um Toyota SW4 e tem layout interno com opções de cinco, seis e sete lugares. Suas dimensões são: 5.013 mm de comprimento, 3.098 mm de entre-eixos, 1.775 mm de altura, 1.978 mm de largura. Com isso, o Kia é 21,8 cm mais comprido, tem 35,3 cm a mais de entre-eixos, é 6 cm mais baixo e 12,3 cm mais largo que o SUV da Toyota Hilux.

Por ser mais baixo, pode ser que o espaço para a cabeça dos ocupantes não seja de encher os olhos, mas as outras medidas indicam que haverá mais espaço interno para ombros e pernas do que vemos no modelo da marca japonesa. Outro ponto que chama atenção é a capacidade de reboque: 2.267 kg, número bem próximo ao de uma Mitsubishi L200 Triton Sport.

De acordo com o site da Kia nos Estados Unidos, o motor elétrico do EV9 rende até 384 cv de potência e 71,3 kgfm de torque. Como referência, a Ram 3500 tem um seis-cilindros 6.7 turbodiesel de 377 cv e 117 kgfm. O elétrico faz o 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, e deve ter esquema de tração traseira ou integral.

SUV grande e elétrico faz parte da nova estratégia global da marca e chegará ao Brasil em breve para brigar com BYD Tan e companhia

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Ao que tudo indica, sua bateria deve ser de 77 kWh, para garantir uma autonomia de 482 km (ciclo WLTP). E a fabricante ainda diz que a recarga entre 20% e 80%, em corrente DC (contínua), pode ser feita em 24 minutos. A garantia do conjunto é de dez anos ou 100.000 km rodados.

Esses dados, claro, se referem a versão mais poderosa do Kia EV9, que tem opções mais mansas e mais baratas. Resta saber qual dos pacotes o grupo Gandini trará ao Brasil, mas apostamos no mais avançado. Justamente por isso, nossa aposta é que o Kia EV9 custe por volta de R$ 500 mil. 


Comentários