Kia EV5 aparece no Brasil com baterias da BYD e visual polêmico

Suv elétrico é avistado enquanto espera sua homologação e promete ser carro para toda família
DR
Por
19.03.2024 às 17:49
Suv elétrico é avistado enquanto espera sua homologação e promete ser carro para toda família

O Kia EV5 chama atenção por onde passa, seja por seu tamanho ou design, e agora promete atrair também os olhares dos brasileiros. Isso porque o SUV foi flagrado recentemente aqui no Brasil pelo portal BlogAuto.

Você pode se interessar por: 

As imagens revelam o utilitário em terras tupiniquins, mas ainda não há qualquer confirmação da marca sul-coreana de que o novo EV5 será vendido por aqui. Porém, de acordo com a BlogAuto, o carro não está à toa rodando em nossas ruas e está esperando sua homologação.

 

O veículo foi apresentado em agosto do ano passado durante o Salão de Chengdu, na China, e lançado alguns meses depois, com a promessa de chegar a outros mercados internacionais posteriormente. A ideia da montadora com o EV5 foi de produzir um SUV elétrico para toda família, especificamente da geração Millenial, oferecendo 5 assentos e contando com tecnologias voltadas para conforto.

Visual e carroceria polêmicos

Como já comentado, chama atenção seu visual no mínimo inusitado, seguindo o padrão de design que vem sendo usado pela Kia. O carro possui uma larga parte frontal, um capô alto e retilíneo e faróis formados por faixas finas de LED.

No entanto, o que mais causa polêmica é sua carroceria, mais especificamente o tamanho dela. O visual parece uma versão reduzida do EV9 de sete lugares da montadora, e de fato ambos são construídos sobre a mesma plataforma, a E-GMP. Assim, com a mesma plataforma e número de assentos diferentes, o EV5 tem dimensões que chamam atenção: 4,61 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura.

 

Isso faz com que o SUV tenha largura e comprimento semelhantes ao do hatchback EV6 da Kia, mas com um porte mais próximo o EV9. A carroceria parece então mais uma mistura de diferentes carros da marca, a qual aliada ao seu design futurista podem causar sensação de estranheza.

Bateria da BYD

A sua motorização elétrica também atrai atenção, muito por conta de quem assina a fabricação da bateria que alimenta o propulsor: a BYD. O EV5 vem equipado com uma bateria LFP Blade, produzida pela Xiangyang Fudi Battery Co (FinDreams), subsidiária da montadora chinesa.

A bateria de 64 kWh alimenta um propulsor elétrico traseiro de 275 cv de potência, 31,6 kgfm de torque e uma autonomia mínima de 530 km para sua versão mais básica. Já para a configuração AWD de topo de linha o alcance é de 650 km.

No entanto, a versão que deve chegar aqui do EV5 (exibida pelo flagra) é essa com a bateria LFP da BYD. De acordo com a Korean Car Blog, o SUV deve trazer motor elétrico dotado de uma bateria de 82 kWh, o que na prática entregaria uma autonomia de 600 km.

Imagens - @BlogAuto

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários