Avaliação: Kia Stonic, o híbrido que “veleja” sobre rodas. Entenda como
A Kia quer mudar de vida no Brasil e recuperar a participação de mercado que perdeu nos últimos anos. Para sair do ostracismo, a marca adotou uma nova filosofia, com produtos mais sustentáveis e até alterou seu nome e logomarca, como a Mobiauto já contou neste outro artigo.
O primeiro produto dessa ofensiva é o Stonic. Um SUV que mescla motor 1.0 turbo de três cilindros a gasolina da família Kappa - o mesmo que equipa os Hyundai HB20, HB20S e Creta - com um pequeno motor elétrico de 48 Volts.
O sistema, chamado híbrido leve ou MHEV, substitui o alternador para alimentar os sistemas elétricos do veículo em funcionamento. Permite, assim, poupar o uso do motor em situações como velocidade de cruzeiro ou desacelerações.
Entre suas principais sacadas, o Stonic traz os sistemas “Velejar” e “Start-Stop contínuo” para otimizar o consumo. Nos dois casos, o veículo desliga o motor a combustão por entender que não há a necessidade de seu funcionamento, deixando o carro solto em modo elétrico para melhorar a eficiência.
Nesse momento, é justamente o sistema de 48 V que garante que o veículo não desligue. Com esse pacote, o Stonic chega com status de modelo híbrido e eletrificado mais barato no Brasil, já que o elétrico Renault Kwid E-Tech não chegou às lojas ainda.
Curioso para saber mais sobre essas tecnologias e tudo em relação ao novato? A Mobiauto conta todos os detalhes em mais um Mobiauto Avalia, e você pode conferir tudo neste vídeo:
Ficha técnica - Kia Stonic 1.0T híbrido
Kia Stonic 2022 - Preço: R$ 146.990
Motor: 1.0, dianteiro, transversal, turbo, gasolina, 3 cilindros em linha, 12V, injeção direta de combustível. Sistema híbrido leve (MHEV) com motor de 48 Volts substituindo o alternador
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência combinada: 120 cv a 6.000 rpm
Torque combinado: 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm
Peso/potência: 10,47 kg/cv
Peso/torque: 61,57 kg/kgfm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem (caixa seca) com sete marchas.
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,3 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h
Leia também: Honda fará ofensiva SUV com HR-V, “Civic Cross” e CR-V híbrido no Brasil
Consumo Inmetro: 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina.
Dimensões: 4.140 mm de comprimento, 2.580 mm de entre-eixos, 1.760 mm de largura, 1.520 mm de altura, 325 litros de porta-malas, 45 litros do tanque de combustível, 1.256 kg de peso em ordem de marcha.
Dados técnicos: direção elétrica, suspensões independente McPherson (dianteira) e eixo de torção (traseira), freios a discos ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), diâmetro de giro não divulgado, 150 mm de vão livre do solo, ângulo de ataque de 16,4º, ângulo central de 6° e ângulo de saída de 27,5°.
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Itens de série - Kia Stonic 1.0T híbrido
Visual: acabamento do painel que lembra fibra de carbono, espelhos retrovisores externos pintados em preto brilhante, faróis de neblina de LED, faróis com projetores e luzes halógenas, luz de condução diurna de LED, pintura em dois tons, rack de teto, spoiler traseiro e rodas de liga leve de 17 polegadas.
Conforto: ar-condicionado automático e digital, banco traseiro bipartido 60/40, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, computador de bordo multifuncional, direção elétrica progressiva, portas USB para carga lenta, vidros elétricos nas quatro portas com sistema um-toque.
Tecnologia: acendimento automático dos faróis, chave presencial e partida por botão, indicador de fluxo de energia no computador de bordo, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, modos de condução, piloto automático, central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay via cabo e volante multifuncional.
Segurança: alerta de ocupantes no banco traseiro, seis airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro.
Imagens: Renan Bandeira/Mobiauto
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Jornalista Automotivo
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