Kia Sportage: os principais problemas, segundo os donos

SUV se destaca pelo pacote de itens de série e conforto. Por outro lado, donos reclamam de problemas recorrentes, como a queima da bomba de combustível
JP
Por
30.11.2023 às 15:30
SUV se destaca pelo pacote de itens de série e conforto. Por outro lado, donos reclamam de problemas recorrentes, como a queima da bomba de combustível

O Kia Sportage chegou ao mercado brasileiro nos anos 1990, com cara de mini-SUV e, para alguns – e para a época – até tinha um visual off-road. Hoje em dia, o modelo é um SUV médio, cheio de aparatos tecnológicos de última geração, com motorização híbrida leve (MHEV) a gasolina e competindo com grandes nomes no mercado.

Apesar de estar sempre na lista de SUVs seminovos com bom custo-benefício, o Kia Sportage possui algumas reclamações recorrentes por parte de seus donos. As principais são sobre a bomba de combustível e problemas no ar-condicionado.

Você também pode se interessar por:

Visual do Kia Sportage

Até o ano de 2022, em sua penúltima geração, o Kia Sportage tinha um estilo mais tradicional e seguia linhas ainda não tão modernas. A partir de 2022, com a chegada da quinta geração, o SUV ganhou linhas arrojadas e modernas, com faróis de LED na dianteira e uma aparência agressiva, que diz bastante sobre a estética atual da marca.

Hoje, o Kia Sportage tem como principais rivais: Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos, GWM Haval H6 HEV e BYD Song Plus. E é vendido em duas versões de acabamento com motores híbridos. São elas:

  • Kia Sportage EX 2024 – R$ 228.990
  • Kia Sportage EX Prestige 2024 – R$ 269.990

Com o motor 1.6 turbo de injeção direta da família Gamma II, auxiliado por um sistema híbrido leve a gasolina de 48 Volts, o Kia Sportage 2024 rende 180 cv de potência. Todas as versões são equipadas com ar-condicionado digital automático de duas zonas, tecnologia ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor, na tradução para o português), bancos dianteiros com ajuste elétrico e câmbio automatizado de dupla embreagem com sete marchas.

Esse, inclusive, é um dos pontos mais fortes do Sportage, atualmente. Seu pacote de itens de série é completo. As versões mais recentes do KIA Sportage (desde 2022) são equipadas com tecnologia avançada, além de bancos em couro (com sistema de resfriamento e aquecimento) e um bom espaço interno, o que oferece conforto aos ocupantes.

O pacote de segurança ADAS do novo Kia Sportage inclui monitoramento de ponto cego, assistência de saída de faixa em segurança, alerta de colisão frontal, carregador de celular por indução, alerta de fadiga do condutor, câmeras de visão 360º, entre outros itens.

Os principais problemas do Kia Sportage 

Segundo os donos do Sportage, que contestam a marca por algum problema crônico no automóvel, a bomba de combustível do modelo é o principal fator de dor de cabeça para o usuário, em modelos mais antigos.

No “ReclameAqui”, usuários também reclamam de problemas recorrentes no ar-condicionado.

1.       Bomba de combustível

Em 2015, a KIA chegou a reconhecer “anomalias pontuais ocorridas com bombas de combustível do Sportage”, mas a empresa alegou, em nota ao site “Autoesporte”, que o problema era causado pela utilização de combustíveis adulterados.

Caso 1, Caso 2, Caso 3, Caso 4

2.       Ar-condicionado

Os proprietários do KIA Sportage também relatam problemas no ar-condicionado do automóvel, mais especificamente no compressor – que mesmo após ser trocado voltava a demonstrar falhas.

Caso 1, Caso 2,Caso 3, Caso 4, Caso 5

3.       Peças de reposição

Para os modelos mais novos, de 2022 pra cá, existem variadas reclamações sobre falta de peças de reposição da Kia, ruídos próximos a caixa de direção e problemas no motor.

Kia Sportage - Recalls

Desde sua chegada ao Brasil, o Kia Sportage já passou por dois recalls. São eles:

1.       Fusível da caixa de junção

O primeiro foi para os chassis E7573104 ao G7878875, ano-modelo 2014 a 2016. O componente envolvido nesse recall é o multifusível da caixa de junção.

Segundo a Kia, em caso de corrente excessiva no circuito elétrico do sistema ABS, ESC (controle de estabilidade) e controle de tração, poderá ocorrer uma demora na ruptura dos fusíveis de proteção, com possíveis danos nos componentes elétricos da caixa de fusíveis do compartimento do motor, ocasionando a inoperância destes sistemas.

2.       Fusível da caixa de junção

O segundo recall da Kia para o Sportage tem como problema basicamente o mesmo: fusível da caixa de junção HECU. No entanto, envolve unidades ano-modelo 2016 a 2021, sob o intervalo de chassis entre G7000207 e M7898746. Para ambos, a marca coreana informa que, em caso de falha, o veículo apresentará uma luz de aviso do sistema ABS no painel.

Comentários