Jeep Commander: os principais problemas, segundo os donos

Moderno e bem equipado, SUV de sete lugares é repleto de itens tecnológicos, mas defeitos pontuais têm aborrecido os consumidores
FV
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06.06.2023 às 08:12 • Atualizado em 07.06.2023
Moderno e bem equipado, SUV de sete lugares é repleto de itens tecnológicos, mas defeitos pontuais têm aborrecido os consumidores

Lançado no segundo semestre de 2021, o Jeep Commander é o modelo mais sofisticado da marca produzido no Brasil. O SUV fabricado em Goiana (PE) repetiu o sucesso dos irmãos Renegade e Compass a ponto de assumir o posto de utilitário esportivo de sete lugares mais vendido do país.

O Commander utiliza parte da plataforma do Compass, mas conta com uma série de melhorias estruturais para suportar o peso da carroceria maior e dos equipamentos. O seu nome foi inspirado em um antigo SUV que a Jeep comercializou nos Estados Unidos entre 2006 e 2010.

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Assim como os demais modelos da marca, o Jeep Commander também pode ser equipado com o motor GSE 1.3 turboflex de 180/185 cv de potência (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.

Para quem precisa de mais versatilidade, o SUV também está disponível com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,7 kgfm (3 kgfm a mais de torque que o Compass), conectado à caixa automática de nove marchas e ao sistema de tração 4x4.

Tanto a versão Limited quanto a Overland trazem seis airbags, controles de estabilidade e tração, ar-condicionado digital de duas zonas, faróis full LED com acendimento automático do facho alto, porta-malas com abertura elétrica, central multimídia de 10,1 polegadas, painel digital, piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, teto solar panorâmico, entre outros itens.

Repleto de equipamentos e com acabamento mais refinado que o do Compass, o Jeep Commander não está imune a queixas. Em grupos de proprietários na internet e no site Reclame Aqui há diversos relatos que vão desde ao mau funcionamento da multimídia até defeitos no motor turboflex provocados pela má lubrificação. A maioria das reclamações ainda aguarda atendimento por parte da Jeep.

Problemas e defeitos do Jeep Commander

Motor 1.3 turboflex baixando óleo

O motor GSE 1.3 turboflex tem sido uma das maiores dores de cabeça da Stellantis nos últimos tempos. Donos dos carros equipados com esse propulsor (também presente nos modelos Renegade e Compass, além dos Fiat Fastback, Pulse e Toro) relatam problemas relacionados ao alto consumo de óleo e mau funcionamento da bomba responsável pela lubrificação do motor.

Relatos: Caso 1Caso 2Caso 3

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Off-Road Pages some da multimídia

Modelo mais tecnológico da Jeep fabricado no Brasil, o Commander é dotado do Off-Road Pages, um sistema que exibe na tela da central multimídia uma série de informações voltadas ao uso do veículo no fora de estrada. Grau de inclinação vertical e lateral, status do bloqueio de diferencial e do sistema de tração são alguns dos recursos mostrados para auxiliar o motorista em condições mais severas.

No entanto, relatos de consumidores afirmam que o Off-Road Pages deixou de ser mostrado na multimídia de seus carros após a atualização do equipamento em concessionárias.

Relatos: Caso 1Caso 2Caso 3 e Caso 4

Infiltração de água

Outro motivo de reclamação do Jeep Commander é a infiltração de água na cabine. Alguns clientes dizem que o carro apresenta vazamentos em diferentes pontos do veículo, como para-brisas e teto, que acaba atingindo os bancos e também porta-malas.

Relatos: Caso 1Caso 2Caso 3

Recall do Jeep Commander

Desde o seu lançamento, em 2021, o Jeep Commander foi convocado apenas uma vez para análise e, se necessário, troca da bomba de alta pressão de combustível das unidades de chassis não-sequenciais de NKN01156 a PKN28745.


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