JAC Motors se afasta de grupo brasileiro para vender caminhões a diesel no país
A JAC Motors anunciará nesta terça-feira (26), durante a abertura do 33º Congresso Fenabrave, em São Paulo, a sua chegada oficial ao Brasil para ingressar no mercado nacional de caminhões. Maior exportadora de comerciais leves da China, a marca terá a sua operação conduzida diretamente pela matriz, com foco inicial em caminhões leves, médios e pesados de 9 a 25 toneladas de PBT (Peso Bruto Total).
De acordo com o comunicado oficial, a JAC Motors pretende “estreitar contatos com grupos empresariais que comandam redes de concessionárias brasileiras”.
Divulgação/JAC Motors
Você também pode se interessar por:
- MG chega à Argentina com hatch híbrido de quase 200 cv mais barato que o Polo
- Chevrolet S10 terá edição especial para o Serviço Secreto dos EUA
- Carro mais rápido da Ford em Nürburgring é uma minivan elétrica com 1.400 cv
- BYD inaugura campo de provas aberto ao público com piscina e duna gigante
A marca já está presente no Brasil desde 2011, representada pelo Grupo SHC, do empresário Sergio Habib, responsável exclusivo pela importação e venda de carros de passeio e veículos elétricos, incluindo vans, utilitários, caminhões e picapes a diesel e elétricas. Atualmente, a JAC responde, via SHC, por metade das vendas de vans elétricas e 50% do mercado de caminhões elétricos no Brasil.
Divulgação/JAC Motors
Portanto, a nova subsidiária terá operação independente e voltada apenas para caminhões a diesel. Essa decisão foi tomada pela matriz chinesa, que pretende disputar espaço em um dos segmentos mais competitivos do mercado brasileiro, que prevê ultrapassar as 100 mil unidades comercializadas em 2024.
O Grupo SHC seguirá paralelamente com a operação de automóveis e veículos comerciais elétricos e a combustão.
Por Guilherme Silva
