Chevrolet S10 terá edição especial para o Serviço Secreto dos EUA
Você sabia que a General Motors é uma antiga aliada da Forças Armadas dos Estados Unidos? E essa aliança já acontece há mais de um século e envolve atualmente as marcas: Chevrolet, GMC, Cadillac e Buick. O nome da divisão voltada para esses fins é: GM Defense. E dessa vez, o modelo envolvido é a picape média Chevrolet S10.
Até então o único modelo que atualmente compunha a atual gama da GM em parceria com as Forças Armadas dos EUA era o SUV de grande porte, Suburban, que atuava em operações terrestres da agência.
Você também pode se interessar por:
- Nova picape anti-Toro da Toyota terá base de Corolla e motor híbrido
- Flagra: Nova Toyota Hilux é testada em opção mais barata com versão duas portas
- Chevrolet S10 2026 fica mais segura e oferece de série o que a Hilux não tem
- Chevrolet S10 2026 fica mais cara: veja preços e versões
Mas agora, o Serviço Secreto estadunidense está fazendo parceria com a GM Defense para desenvolver um veículo que se misture melhor ao ambiente, em vez de chamar a atenção quando implantado no exterior.
A ideia é que o novo veículo tenha uma capacidade melhor de camuflagem, se misturando melhor com ambiente. E para essa missão, quem foi designada foi a S10. Que será produzida para fornecer uma boa capacidade off-road com um perfil reduzido, ou seja, uma picape mais baixa sem deixar a desejar na capacidade de aguentar trilhas.
Por se tratar de um projeto entre a GM Defense e o Serviço Secreto dos EUA, os grandes detalhes do produto não foram revelados. Porém, sabemos que diferente do Suburban, a S10 deve se camuflar melhor com ambiente, então ela, provavelmente, terá uma coloração mais neutra – o Suburban é preto – e passará por mudanças significativas na blindagem e plataforma. Que equilibram mobilidade, durabilidade e operação discreta em ambientes variados.
Segundo o diretor do Serviço Secreto, Sean Curran, em entrevista ao Car and Driver, o processo de desenvolvimento com a GM Defense é "baseado no terreno, no ambiente de ameaças e apenas em nossas necessidades".
Inclusive, em regiões como a África, Curran sugeriu que uma plataforma construída especificamente para a missão se sairia melhor, permitindo que a agência operasse sem telegrafar imediatamente sua presença com SUVs pretos de grandes dimensões.
Historicamente, o Serviço Secreto adaptava veículos civis com blindagem, muitas vezes resultando em configurações pesadas e pouco discretas, apelidadas na indústria de construções estilo Monster Garage.
Ou seja, o trabalho conjunto com a GM Defense, no entanto, representa uma virada de chave: veículos projetados para receber blindagem desde o início, com chassi, trem de força e componentes estruturais otimizados para oferecer mobilidade, durabilidade e discrição em ambientes variados.
Por Marcela Cavirro
