Foton retoma linha de montagem e segue com planos para o Brasil
A Foton Motors retornou a fabricação de modelos no país nesta quinta-feira (10). Localizada em Caxias do Sul (RS), a linha de montagem é posicionada no mesmo complexo industrial onde é encontrada a planta da Agrale.
E as picapes da Foton?
Em junho do ano passado, a Foton havia anunciado a chegada de duas picapes, ambas híbrida leve (MHEV), para o nosso mercado: Tunland V7 e Tunland V9. A previsão estava para o começo de 2025, mas até agora nada foi lançado.
- Foton cogita chapéu em BYD e GWM, mas lançará picape híbrida só em 2025
- GWM muda estratégia e Poer ficará apenas para ano que vem
- BYD fabricará dois hatches e dois SUVs no Brasil a partir deste ano
- BYD Dolphin: os principais problemas, segundo os donos
A Mobiauto entrou em contato a assessoria da Foton que prontamente nos respondeu afirmando que ambos os modelos estão no final do processo de homologação e que o lançamento oficial irá acontecer em breve.
Como são as Tunland V7 e Tunland V9?
Ambas as picapes utilizam a mesma motorização: um propulsor 2.0 turbo a diesel combinado com um motor elétrico de 48V rendendo até 175 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de oito marchas e ambos os modelos contam com tração integral.
A diferença de uma para outra acaba sendo o posicionamento, além do visual. Apesar não ter valores confirmados, já se sabe que a Tunland V7 deverá ser a mais barata de ambas, tendo seu foco principalmente para o trabalho, algo que justifica isso são os feixes de mola no eixo traseiro no conjunto de suspensão.
No visual, a Tuland V7, conta com uma grade de duas linhas grossas na horizontal e faróis posicionados verticalmente, sem faróis de neblina.
Já a Tunland V9 em seu visual remete aos modelos da Ram, com formato hexagonal e uma faixa grossa em seu entorno. Seu foco deverá ser o uso urbano.
Nos equipamentos, ambos os modelos recebem boas tecnologias como painel de instrumentos digital, central multimídia de 14,6 polegadas, ar-condicionado dual zone e volante multifuncional.
Por enquanto, a Foton só retornou mesmo com as operações no segmento de pesados. A cidade gaúcha é considerada estratégica por diversos pontos como mão de obra qualificada e proximidade do Porto de Itajaí, aonde chegarão as peças e componentes vindos da China. Isso porque os modelos fabricados na planta serão no estilo CKD.
Os modelos montados no país serão o Aumark S315, Aumark S 715; Aumark S 916; Aumark S 1217 e Auman D 1722. Segundo a empresa, a produção começará com sete unidades por dia, mas dependendo das demandas, o número deverá aumentar.
Jornalista Automotivo