Comece 2026 de carro novo. Encontre seu próximo veículo aqui.

Carro mais rápido da Ford em Nürburgring é uma minivan elétrica com 1.400 cv

Protótipo movido a baterias bateu o recorde do supercarro da marca em quase 4 segundos
Por
24.08.2025 às 08:37
Compartilhe:

A Ford voltou a surpreender o mundo automotivo ao levar a ousada Transit SuperVan 4.2 para uma volta cronometrada no lendário circuito alemão de Nürburgring. O protótipo elétrico percorreu o traçado de 20,6 quilômetros em impressionantes 6 minutos e 48,393 segundos, quase quatro segundos mais rápido que o Mustang GTD, supercarro da marca projetado para as pistas e homologado para rodar em vias públicas.

O resultado coloca a van elétrica em um patamar impressionante. Com o piloto Romain Dumas — vencedor do Goodwood Festival of Speed com o F-150 Lightning Supertruck — no comando, a SuperVan 4.2 superou não apenas o Mustang GTD, que havia registrado 6:52,072, mas também dois dos Chevrolet Corvette mais rápidos da história: o ZR1X (6:49,275) e o ZR1 (6:50,763).

Você também pode se intenteressar por:

Embora carregue o nome Transit, a SuperVan 4.2 não tem nada em comum com o modelo comercial vendido pela Ford. Trata-se de um protótipo exclusivo, movido por três motores elétricos, que entregam nada menos que 1.400 cv de potência. Desenvolvido para demonstrar o potencial da eletrificação em competições de alto desempenho, o modelo conta com pneus slick, aerodinâmica aprimorada, gaiola de proteção, entre outros equipamentos voltados a carros de alto desempenho.

Divulgação/Ford

Divulgação/Ford

O tempo alcançado coloca a SuperVan 4.2 entre os 10 veículos não homologados para rua mais rápidos de Nürburgring e à frente de supercarros consagrados, como Lamborghini Huracán Performante, Mercedes-AMG GT Black Series e o híbrido Porsche 918 Spyder.

Ainda assim, o protótipo está distante do recorde entre modelos elétricos no circuito, que pertence ao Volkswagen ID.R, que completou a volta em 6:05,336, em 2019.

O atual recordista absoluto de Nürburgring é o Porsche 919 Hybrid Evo, protótipo híbrido desenvolvido para provas de Endurance que, em 2018, cravou 5:19,55 e atingiu 369 km/h de velocidade máxima no trecho de reta do circuito.

Apesar disso, a façanha da Ford ganha ainda mais relevância pelo simbolismo: sua van elétrica experimental foi capaz de superar o Mustang GTD, modelo que carrega a responsabilidade de ser o carro de rua mais radical já produzido pela marca.

 Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Compartilhe este artigo: