Saiba os itens de segurança obrigatórios para veículos a partir de 2024
Alguns dos itens de segurança obrigatório estabelecidos pelo programa Rota 2030 foram postergadas para 2024. Por conta, principalmente, da pandemia de Covid-19, o governo acatou um pedido da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ainda em 2020, para adiar a implementação desses equipamentos.
Dessa forma, a indústria automobilística conseguiu retomar aos poucos suas atividades sem ter no encalço as obrigações estipuladas em lei. Entretanto, o prazo concedido termina com o ano de 2023. Com isso, os modelos lançados em 2024 já devem contar com ao menos cinco novos itens de segurança.
Você também pode se interessar:
- Quando usar farol alto, baixo e de neblina
- As 10 rodovias mais perigosas do Brasil
- 10 itens do carro que precisam de cuidado extra no calor extremo
- Onde fica o código de segurança da CNH? Veja esse e outros itens do documento
Luzes de condução diurna
Mais conhecido no setor automotivo como DRL (Daytime Running Light), o item é posicionado nos faróis e permitem que o carro seja visualizado durante o dia, sem que o condutor acione o farol baixo.
Portanto, o acionamento do DRL independe da ação do motorista. A depender da marca, o equipamento pode ser posicionado de forma separada dos faróis ou como parte do conjunto de iluminação dianteira.
Controle de estabilidade
Apesar da implementação desse item já ser obrigatório para veículos novos desde 2020, os veículos já presentes no mercado tinham até 2022 para também ganharem o dispositivo. Agora, os carros que já estão no mercado, como um Fiat Cronos, por exemplo, terá que contar com o item em 2024.
Teste de colisão lateral
Nos mesmos moldes que o controle de estabilidade, o teste de colisão lateral também passou por algumas readaptações e passa a valer em 2024 para toda a frota. O teste mais tradicional é do Latin Ncap, que divulga os resultados com classificações que vão de zero a cinco estrelas. No entanto, pela lei, a própria fabricante poderá realizar seu teste.
Alerta de cinto não afivelado
Há cerca de 25 anos, o cinto de segurança é obrigatório no Brasil. Em 2024, o alerta de que o item não foi afivelado passa a ser um item de série para todos os veículos novos. Sabe aquele som emitido que alguns motoristas insistem em ignorar? Agora o aviso estará em toda a frota 0 km.
Setas laterais
Antes previstas para 2021, a implementação das setas laterais também passou para 2024. O item de segurança já é visto em caminhões e caminhonetes, mas agora também fará parte da frota de leves. O dispositivo repete o sinal indicador dos faróis e lanternas, acionado pelo condutor e pode ser instalada no retrovisor, por exemplo.
Próximos itens obrigatórios de segurança para veículos
- Proteção contra impacto frontais: Especialmente para carros maiores como SUVs, obrigatória para veículos não lançados até 2024 e 2026 para os novos.
- Câmera de ré ou sensor sonoro: a partir de 2025 para carros não lançados e 2027 para os novos.
- Proteção de impacto ao pedestre: a partir de 2025 para veículos não lançados e 2030 para os novos.
- Proteção para impacto lateral contra poste: a partir de 2026 para veículos não produzidos e 2030 para os novos
O que é o Rota 2030?
Substituto do Programa inovar-Auto, que foi finalizado em 2017, o Rota 2030 foi idealizado pelo Governo Federal. O objetivo é potencializar a indústria automotiva brasileira e fazer com que o Brasil seja um dos polos de exportação de veículos e peças, mesmo não possuindo uma montadora nacional.
Assinado em 2019, o Rota 2030 vai balizar boa parte das diretrizes e regras para produção e condução de automóveis no Brasil. As fases do projeto basicamente serão divididas entre os veículos que já estão à venda no país e os que serão lançados ou vão receber reestilizações
Para além disso, o ponto que mais impacta a indústria e os consumidores está nas obrigações impostas pelo programa. Trata-se de metas estabelecidas para eficiência energética, obrigatoriedade ano a ano de equipamentos de segurança como itens de série e ampliação de novas tecnologias.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.