Honda ZR-V híbrido faz 19 km/l com 184 cv para tristeza do Corolla Cross

SUV compacto-médio derivado do novo Civic estreia motorização e:HEV, que seria uma ótima pedida no Brasil
LF
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22.02.2023 às 14:41
SUV compacto-médio derivado do novo Civic estreia motorização e:HEV, que seria uma ótima pedida no Brasil

O Honda ZR-V já é presença confirmada no Brasil no segundo semestre de 2023. Como a Mobiauto já te contou neste outro artigo, o SUV compacto-médio derivado do Civic de 11ª geração virá importado da América do Norte com um motor 2.0 aspirado de injeção direta, com 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, para encarar o Toyota Corolla Cross flex.

Por enquanto, não há previsão para que uma variante eletrificada estreie por aqui, o que é uma pena, porque o novo ZR-V híbrido (e:HEV) lançado esta semana na China é tudo que poderíamos imaginar para dar dor de cabeça ao Toyota Corolla Cross Hybrid.

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Vejamos: enquanto o Corolla Cross utiliza um motor 1.8 híbrido flex de apenas 122 cv combinados e 16,6 kgfm de torque máximo no modo elétrico, o ZR-V e:HEV traz o mesmo conjunto mecânico do Civic Hybrid recentemente lançado em nosso mercado.

Ou seja, estamos falando de 184 cv de potência e 32,1 kgfm de torque gerados pelo motor elétrico de tração, responsável por propulsionar as rodas nos momentos mais críticos de arrancadas, retomadas e ladeiras. Já o 2.0 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson atua apenas a velocidades de cruzeiro, quando não é mero gerador, rendendo 143 cv e 19,1 kgfm.

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Segundo a GAC, fabricante local que forma joint venture com a Honda para produzir o ZR-V híbrido por lá, o consumo de combustível fica entre 19 e 19,5 km/l no ciclo WLTC, que representa parte do protocolo WLTP voltado a auferir a autonomia de veículos híbridos e elétricos.

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Baseado na plataforma do Civic G11, o ZR-V tem as mesmas dimensões do irmão norte-americano que será vendido no Brasil (e que nos Estados Unidos recebe o nome HR-V, embora nada tenha a ver com o nosso SUV compacto). São 4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura, 1.611 mm de altura e 2.655 mm de entre-eixos.

Visualmente, sua diferença mais perceptível para o SUV que estará em nossas ruas até o fim deste ano é a grade com divisórias internas por filetes verticais, algo pouco usual para os padrões vistos no Brasil. Internamente, destaque para o quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas e a central multimídia flutuante de 10,1 polegadas.

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Há, ainda, o sistema de conectividade MyHonda Connect 3.0, que estará presente no ZR-V que virá ao nosso país, mais sistema de som Bose com 12 alto-falantes e o pacote de segurança ativa Honda Sensing com oito sensores ultrassônicos e dois radares. Ele inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma emergencial e monitoramento de ponto cego.

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