Carros elétricos e híbridos terão mudanças e um dos seus itens mais utilizados

Sistema ajuda na regeneração da bateria, mas pode estar ligado a diversos acidentes de trânsito
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15.07.2025 às 17:11
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Sistema ajuda na regeneração da bateria, mas pode estar ligado a diversos acidentes de trânsito

Quando se fala em carros elétricos e híbridos, o primeiro pensamento que se tem é na alta tecnologia encontrada nesses produtos. Uma delas é o sistema “One Pedal”, onde o mesmo pedal é responsável por acelerar (quando pressionado) e causar desaceleração mais acentuada do veículo completamente (quando o motorista deixa de pressionar).

Além frear o carro, um dos principais funcionamentos do sistema “One Pedal” é que a tecnologia gera uma melhor recarga de bateria durante o trânsito. No entanto, após uma atualização do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), essa tecnologia será atualizada nos modelos que circulam no país.

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No novo regulamento estatal GB 21670-2025 é especificado que “o veículo não pode ser desacelerado até parar soltando o pedal do acelerador, e o motorista deve usar o pedal do freio para parar o veículo”.

Reprodução/Mobiauto

Reprodução/Mobiauto

A decisão ainda tem como argumento que a tecnologia pode ter causado diversos acidentes no país, principalmente em veículos elétricos conduzidos por pessoas mais velhas, que se consideraram perdidas com a tecnologia.

Ou seja, o motorista ainda poderá utilizar o modo “One Pedal”. No entanto, caso o motorista queira parar o modelo completamente será necessário que o condutor pise no pedal destinado a função do freio, evitando que o motorista e outras pessoas da via se confundam. A nova regulamentação entrará em vigor em 2026.

Outro ponto importante é que partir do próximo ano, as luzes de freio dos veículos elétricos deverão acender quando a desaceleração passar dos 1,3 m/s².

Vale ressaltar que o sistema “One Pedal” não é exclusivo das fabricantes chinesas e abrange diversos modelos elétricos de outras marcas como Volkswagen, Tesla, Hyundai, entre outros. Até o momento no Brasil não há nada que proíba esse tipo de sistema.

A fim de curiosidade, além da nova regra já citada no artigo, os modelos chineses terão de sair com freio ABS de fábrica de forma obrigatória a partir de 2026, algo que no Brasil já acontece desde 2014.

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Jornalista Automotivo

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Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.