Honda Civic 2023: 5 truques geniais que não se vê em nenhum concorrente

Nova geração do sedan médio compensa o preço salgado com proposta diferente no Brasil: conjunto motriz híbrido, porte maior, novos equipamentos e boas sacadas para o dia a dia
Renan Bandeira
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20.01.2023 às 17:30
Nova geração do sedan médio compensa o preço salgado com proposta diferente no Brasil: conjunto motriz híbrido, porte maior, novos equipamentos e boas sacadas para o dia a dia

O Honda Civic híbrido 2023 acaba de ser lançado no Brasil. A 11º geração do sedan médio chega importada da Tailândia, e agora será um rival um pouco mais distante do Toyota Corolla, seu eterno concorrente, como a Mobiauto já contou em detalhes neste outro artigo. 

Afinal, o modelo chega custando R$ 244.900 e é bem mais caro que o sedan líder de vendas da categoria. Vale ressaltar, ainda, que ele não será vendido em todo Brasil, ficando limitado inicialmente a 12 cidades. Por isso, terá um volume de emplacamentos bem mais comedido.

Nova geração do sedan médio compensa o preço salgado com proposta diferente no Brasil: conjunto motriz híbrido, porte maior, novos equipamentos e boas sacadas para o dia a dia

Comercializado apenas na versão Touring com o tecnológico sistema híbrido e:HEV, que tem um motor 2.0 combustão aliado à transmissão e-CVT (sem caixa de câmbio) e com dois motores elétricos, o Civic 2023 traz uma série de boas sacadas para impressionar a clientela. 

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Nem estamos citando o bom consumo, na casa dos 18 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina, ou as tecnologias de segurança ativa do pacote Honda Sensing, disponíveis nessa configuração. 

A nova geração do sedan médio volta ao Brasil tentando justificar o preço com um nível elevado de conforto do proprietário e ocupantes. Os cinco itens abaixo são os mais diferentões que o modelo carrega. Veja:

1) Limpador dos vidros com esguicho integrado

Nova geração do sedan médio compensa o preço salgado com proposta diferente no Brasil: conjunto motriz híbrido, porte maior, novos equipamentos e boas sacadas para o dia a dia

O esguicho do limpador de vidros é algo quase universal. Geralmente encontramos alojado no capô ou escondido na “churrasqueira”, que é aquela peça plástica na parte inferior dos pára-brisas. Mas o novo Honda Civic trouxe um esquema diferente, em que o esguicho é integrado à paleta do limpador.

O sistema tem basicamente uma mangueira que percorre o corpo das paletas. O esguicho fica mais próximo ao vidro, o que reduz o desperdício de água e, consequentemente, economiza o líquido do reservatório.

2) Aletas para trocar… a regeneração

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Embora tenha o motor 2.0 aspirado trabalhando quase que como um gerador de energia para o sistema elétrico, o Civic ainda tem um sistema de regeneração em quatro níveis. E o mais curioso é a forma como esse sistema é ajustado. 

O seletor está atrás do volante e é acionado como se o motorista estivesse trocando marchas em um modo manual - que não existe. Do lado esquerdo, o condutor aumenta o nível de regeneração e, do lado direito, diminui. É uma solução similar à da família de elétricos Audi e-tron.

3) Difusor de ar escondido

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O acabamento interno do Civic é o melhor entre os sedans médios vendidos no Brasil, e o cuidado com os detalhes é o que mais chama a atenção no interior. 

Os difusores do ar-condicionado, por exemplo, ficam escondidos em uma grade horizontal e estreita, que cruza todo o painel e tem formato de colmeia.

4) Civic virtual no painel

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O quadro de instrumentos digital de 10,2 polegadas é dividido em três partes, sendo o lado direito voltado para o velocímetro, o esquerdo para o medidor de uso da bateria e o central para as assistências de condução.

Na parte do meio, a tela mostra uma imagem virtual do Civic, que é totalmente funcional. Ela indica se o veículo está dando seta, freando ou com os faróis ligados. Além disso, aponta quão centralizado o veículo está na via, e diferencia caminhão, moto e carro no trajeto. 

5) Sistema antirruído

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Para reduzir o ruído dentro da cabine, a Honda adotou um esquema antirruído com microfones internos. A ideia é que esses componentes captem as ondas sonoras vindas do motor e da transmissão para enviar ondas sonoras reversas, na tentativa de anular o ruído interno.

Imagens: Renan Bandeira - Mobiauto

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