Haval H6 e Jolion: como são os 2 SUVs que a Great Wall deve lançar no Brasil

Modelos têm tudo para ser os estreantes da fabricante chinesa no mercado nacional. E surpreendem pela boa dose de tecnologia e requinte a bordo
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19.08.2021 às 18:44 • Atualizado em 27.08.2021
Modelos têm tudo para ser os estreantes da fabricante chinesa no mercado nacional. E surpreendem pela boa dose de tecnologia e requinte a bordo

Está confirmado: a Great Wall Motor vai se instalar no Brasil. Com um investimento de pelo menos R$ 1,5 bilhão, que pode chegar a R$ 4 bilhões, pelas contas da própria companhia, a gigante chinesa adquiriu a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) para iniciar a produção de veículos em território brasileiro.

A empresa comprou o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, todos os prédios e os equipamentos de produção que pertenciam à montadora alemã. Agora, promete adaptar o espaço a fim de aumentar a capacidade produtiva de 20 mil para 100 mil unidades por ano.

Boa parte do investimento veio de uma realocação de recursos que inicialmente seriam usados para a GWM se instalar na Índia. Com a demora do governo indiano para liberar a compra de uma fábrica da General Motors no país, a matriz na China resolveu desbloquear parte desses recursos para agilizar seu ingresso no mercado brasileiro.

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Modelos têm tudo para ser os estreantes da fabricante chinesa no mercado nacional. E surpreendem pela boa dose de tecnologia e requinte a bordo
Haval Jolion, à esquerda, e H6, à direita: lado a lado, é possível entender as diferenças de porte entre eles

“O Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina. Sua força econômica ocupa o primeiro lugar na América do Sul, suas vendas de automóveis ocupam o sétimo lugar no mundo e o mercado consumidor de automóveis tem grande potencial. Consideramos o Brasil um mercado estratégico no plano global de internacionalização”, afirmou Liu Xiangshang, vice-presidente da companhia chinesa, em comunicado divulgado pela empresa nesta semana. 

Ainda de acordo com a empresa, a empreitada gerará cerca de 2 mil empregos diretos na região, mas não houve garantias no acordo assinado entre as partes de que os funcionários dispensados pela Mercedes-Benz sejam recontratados. 

Segundo nossas mais recentes apurações, o foco será na comercialização de SUVs da marca Haval. A picape Série P ou Poer, embora também esteja no radar, deve pintar por aqui apenas em um segundo momento.

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Uma chinesa gigante e com capital privado

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Informe publicitário da Haval exibindo os dois SUVs

Mas, afinal, que montadora é essa que leva o nome em inglês do principal cartão-postal da China? Acredite, a Great Wall é quase tão gigante quanto as muralhas chinesas: uma das cinco maiores montadoras do atual maior mercado automotivo mundial, detendo o topo do ranking no país quando se fala em produção de SUVs e picapes. Isso diz muita coisa.

Só em 2020, foram 1,1 milhão de veículos de marcas vinculadas à Great Wall comercializados na China, o equivalente a mais da metade de todo o mercado brasileiro no mesmo período.

Engana-se, porém, quem pensa que se trata de uma empresa estatal. A GWM, na verdade, é uma operação privada criada em 1993, e não só isso: em 2003, tornou-se a primeira fabricante automotora da China a operar em regime de capital aberto, registrando sua Oferta Pública Inicial na Bolsa de Valores de Hong Kong.

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Como já contamos neste outro artigo, a GWM possui três grandes divisões: a própria Haval, que engloba também a picape Poer (único produto da companhia a usar o logotipo da própria Great Wall); a marca Wey, voltada a SUVs mais luxuosos (como acontece com a Exeed em relação à Chery); a ORA, dedicada a veículos elétricos, e que produz a polêmica cópia do Fusca.

Atualmente, a companhia coloca em prática um plano de expansão global que passa por mercados emergentes como Brasil, Índia, Rússia e Tailândia. É o primeiro passo de uma estratégia ambiciosa que visa a, em médio e longo prazo, aventurar-se em mercados mais exigentes, como Europa e EUA, tornando-se a maior fabricante de SUVs e picapes no mundo. 

No Brasil, como dissemos, a aposta prioritária será em SUVs da marca Haval, com provável foco em dois produtos: o compacto-médio Jolion e o médio H6. É sobre ele que falaremos com um pouco mais de detalhes a partir de agora.

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Haval Jolion, um rival para Compass e Corolla Cross

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Jolion tem uma dianteira agressiva, com faróis full-LED e luzes diurnas de LED que invadem o para-choque

O Haval Jolion é um SUV com pouco mais de 4,47 metros de comprimento e generosos 2,70 m de entre-eixos. São aproximados 4 cm e 6 cm a mais do que o Jeep Compass nessas duas dimensões, respectivamente.  Largura (1,81 m) e altura (1,62 m) ficam ligeiramente abaixo das medidas alcançadas pelo modelo da Stellantis.

Isso mostra que o Jolion viria para brigar no segmento que mais cresce no mercado brasileiro, o de SUVs do tipo C ou compactos-médios, por onde também se enveredaram nos últimos tempos Toyota Corolla Cross e VW Taos. Substituto do antigo H2, ele é o atual modelo de entrada no portfólio da Haval.

Seu motor é um 1.5 turbo quatro-cilindros 16V sem injeção direta, com cerca de 150 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, uma receita muito parecida com a do Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7.

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raseira do Jolion traz lanternas enormes e o nome da marca Haval grafado na tampa do porta-malas com letreiro não menos espalhafatoso 

O câmbio, assim como os dos dois Chery citados acima, é automatizado de dupla embreagem com caixa seca, porém dotado de sete marchas e não seis. Tal solução não tem tão boa aceitação ou reputação em nosso mercado, o que demandará atenção da fabricante.

Uma variante desse mesmo SUV, vendido na China com o nome Chitu, traz sob o cofre uma calibração mais forte dessa mesma usina, dotada de injeção direta de combustível e que, com isso, chega a 187 cv e 27,5 kgfm. Outra variante do Chitu, 1.5 híbrida, rende 190 cv.

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Cabine do Jolion traz centrai flutuante, console central elevado, manopla de câmbio por seletor giratório, freio de estacionamento eletrônico e faixas de acabamento que imitam madeira

Em termos de equipamentos, o Jolion surpreende com um ótimo nível de itens de segurança passiva e ativa: seis airbags, frenagem autônoma emergencial com detecção de ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo com reaceleração automática após parada total e assistente de permanência em faixa com centralização estão entre eles.

O SUV também traz, nas versões mais caras, leitor de placas de velocidade, assistente autônomo de estacionamento, câmera de 360° para auxílio a manobras, alerta de ponto cego, sensor de tráfego traseiro cruzado com frenagem automática, rodas de liga leve aro 18” e até head-up display opcional.

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Haval H6, um rival para o RAV4

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H6 tem um "rosto" um pouco menos agressivo que o do Jolion

Já o Haval H6 é um SUV de porte médio, ou D, com porte similar ao de um Toyota RAV4, Chevrolet Equinox ou Ford Territory. Trata-se de um modelo maior do que Compass, Corolla Cross e Taos e o próprio Jolion, porém ainda homologado para cinco passageiros.

Em dimensões, o H6 possui 4,65 m de comprimento (quase 18 cm a mais que o Jolion), 1,72 m de altura (é quase 10 cm mais alto), 1,88 m de largura (cerca de 7 cm a mais) e quase 2,74 m de entre-eixos (3,8 cm de sobra com relação ao irmão. 

A suspensão dianteira de ambos é a mesma, do tipo McPherson, mas a traseira do H6 é mais sofisticada, com arquitetura duplo-A, enquanto a do Jolion é pelo manjado (e barato) eixo de torção.

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Traseira do SUV maior é igualmente mais sóbria e até mais elegante

Dentro do cofre, o H6 utiliza o mesmo trem de força de Jolion e Chitu nas versões de entrada (1.5 turbo mais caixa DCT7), porém em uma terceira especificação, de 171 cv e 29 kgfm, e com possibilidade de tração integral. Também existem versões 2.0 turbo com 227 cv e 39,3 kgfm, com tração dianteira ou integral, ou ainda uma variante híbrida que gera 243 cv e 54 kgfm.

Tecnologicamente, o H6 traz a mais do que o Jolion, além da tração integral com controle de velocidade em descidas e modo de condução off-road, uma frenagem autônoma emergencial com detecção também de pedestres.

Em ambos os SUVs, os sistemas de entretenimento são de 10,25 ou 12,3 polegadas, incluindo Android Auto e Apple CarPlay mais tomadas USB nas duas fileiras, mas só o H6 conta com um quadro de instrumentos 100% digital também de 10,25”. E só no SUV maior as rodas podem alcançar 19 polegadas de diâmetro.

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Padrão do painel do H6 é similar, com compartilhamento de peças como volante e central multimídia, mas um cluster digital mais moderno e em tela flutuante

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