Novo Hyundai Creta já é produzido no Brasil. Saiba tudo sobre o SUV
A Hyundai Motor Brasil anunciou nesta quinta-feira (19) que já começou a produzir o novo Creta 2022 em Piracicaba (SP), onde já produz a atual geração do SUV compacto e também a família HB20.
Com visual renovado (e para lá de polêmico), e apostando em boa dose de tecnologia embarcada, o Creta 2022 será lançado no mercado brasileiro na próxima semana. E, como a Mobiauto revelou em primeira mão, conviverá com o SUV da geração atual.
Entretanto, não será necessário esperar até a apresentação para saber mais sobre a próxima geração do veículo. A Hyundai está apresentando o Creta de forma dosada, com pequenos teasers, e reunimos neste artigo todas as informações para você ficar por dentro das novidades. Confira:
Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto
Visual
Em 2019, a Hyundai foi criticada pelo visual controverso do novo HB20. Agora, ela arrisca de novo e repete a dose com o novo Creta, que terá um design ainda mais “diferentão”. Para o Brasil, a marca aposta na linha estética que já foi apresentada na Rússia, um pouco mais conservadora.
O SUV terá grade em formato de diamante, faróis full-LED alojados no pára-choque e em peças trapezoidais - a nova tendência de design do mercado - e luzes de condução diurna alinhadas ao capô.
A traseira terá lanternas também de LED e igualmente divididas em dois andares, com a tampa do porta-malas visualmente mais limpa e assinatura “Creta” centralizada.
Leia também: Exclusivo: novo Hyundai Creta conviverá com antigo no Brasil
Por dentro, os bancos serão revestidos de couro sintético em duas cores e trarão um inédito teto solar panorâmico, itens estes que devem equipar a versão mais completa.
Ainda na cabine, o SUV oferecerá apoia-braço dianteiro e um console central mais limpo, com freio de estacionamento eletrônico. A alavanca do câmbio automático terá formato de “T”.
Tecnologias
A Hyundai ainda não informou todas as novidades tecnológicas do novo Creta. No entanto, pudemos espiar nos teasers que o SUV terá, pelo menos na versão mais cara, quadro de instrumentos digital de 7” com câmera de ponto cego embutida, parecido com a tecnologia carregada por veículos da Honda.
A diferença é que nos carros da marca japonesa, a imagem é transmitida na central multimídia, enquanto no novo Creta a projeção será no próprio Cluster.
Leia também: Hyundai Creta 2022 terá teto solar gigante e itens de SUV de luxo
Falando em sistema multimídia, o BlueNAV será um dos principais destaques do Creta 2022. Com 10,25”, ele projetará Apple CarPlay e Android Auto provavelmente sem fio, incluindo carregador de celular por indução.
A nova geração manterá a ventilação para os bancos dianteiros, que já temos na versão Prestige 2.0 do Creta atual. Além disso, oferecerá seletor de modos de condução, sistema Auto-Hold e ar-condicionado automático e digital.
Motorização
O novo Creta terá duas opções de motor. As variantes mais baratas serão empurradas pelo motor 1.0 Kappa três-cilindros 12V turboflex com injeção direta herdado de HB20 e HB20S, de 120 cv e 17,5 kgfm.
Já a mais cara deve manter o velho 2.0 aspirado flex 16V, de quatro cilindros, com 156/166 cv de potência (gasolina/etanol) e 20,5 kgfm de torque. Toda a gama terá câmbio automático de seis marchas.
Leia também: Novo Hyundai Creta chega no fim do ano com câmera de ponto cego no cluster
Gerações convivendo
Mas não pense que o glorioso 1.6 aspirado vai morrer. A Hyundai manterá a versão Action da atual geração convivendo com a nova na linha 2022, como a Mobiauto já contou em primeira mão neste outro artigo. Esta configuração, inclusive, já é vendida com ano-modelo 21/22 pela montadora nas lojas.
O Creta Action tem motor Gamma quatro-cilindros 16V de 1,6 litro, com 123/130 cv e 16/16,5 kgfm (gasolina/etanol), gerenciado pela mesma caixa automática de seis marchas que estará na nova geração.
Esta deve ser a única opção do Creta 2022 abaixo de R$ 100.000.
Imagens: Hyundai/Divulgação
Você também pode se interessar por:
Hyundai Creta: os principais problemas, segundo os donos
Novo Nissan Kicks Sense, Advance e Exclusive: detalhes em 27 fotos
Avaliação: vale comprar o Hyundai Creta atual com o novo por chegar?
Novo Jeep Renegade turbo terá visual renovado e volante do Compass
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.