Novo VW Tiguan pode usar trunfo de Amarok para atormentar Commander
O Volkswagen Tiguan R-Line acaba de chegar em dois mercados importantes: Índia e Estados Unidos. São calibrações diferente para os países, mas que podem adiantar o futuro do SUV no Brasil.
No Tiguan R-Line indiano, o SUV já vem com o motor 2.0 EA888 evo5 atualizado, conhecido por equipar o VW Golf GTI, o nosso Tiguan Allspace R-Line e outros modelos da Audi. Na configuração asiática, o Tiguan oferta 201 cv e 32,63 kgfm de torque.
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Enquanto no Tiguan R-Line lançado na terra do Tio Sam, o SUV entrega 268 cv de potência, 67 cv a mais que na configuração anterior, e 40,8 kgfm de torque, mais do que o Golf GTI 2025 entrega com seus 244 cv.
A Mobiauto já contou mais sobre a chegada do novo SUV de sete lugares no Brasil na configuração híbrida, com motor 1.5 TSI Evo 2. A mais recente cobertura de nossa reportagem, questionou o presidente da VW no Brasil, Ciro Possobom, quanto ao Tayron ou Tiguan (o nome ainda não foi definido), que indicou que o modelo será importado, e a motorização não será a que estava sendo ventilada.
Como a Índia é um mercado emergente como o nosso, podemos desenhar dois cenários possíveis para o novo Tiguan no Brasil. No primeiro, o SUV ganha 15 cv e chega aos 201 como no modelo indiano ou pode ter a calibração do Tiguan americano com 261 cv. É nesse último que a VW Amarok mostra o mapa da mina para o SUV.
Novo VW Tiguan potente como Amarok V6
No segmento das picapes médias, não são todas que ultrapassam a barreira dos 200 cv de potência. A Amarok tem 258 cv com um motor 3.0 também V6, mas que pode chegar aos 272 cv com a função ultraboost.
Então, quando se fala em potência entre as picapes média, logo a Amarok se apresenta. Esse é um caminho que a montadora alemã pode ter com o Tiguan no Brasil, já que o novo Tiguan poderá ter na potência um de seus trunfos.
É só olhar em volta e ver os principais rivais do VW Tiguan no Brasil:
- Chevrolet Trailblazer High Country (R$392.590): motor 2.8 turbo diesel de 207 cv e 52 kgfm de torque
- Mitsubishi Pajero Sport HPE (R$ 355.990): motor 2.4 turbo diesel de 190 cv e 43,9 kgfm de torque
- Commander Overland Diesel: motor 2.2 turbo diesel de 200 cv e 45,9 kgfm de torque
- Commander Overland Harricane (R$ 318.990): 2.0 Hurricane de 272 cv e 40,8 kgfm de torque
- Toyota SW4 Platinum SRX (R$410.790): motor 2.8 turbo diesel de 204 cv e 50,9 kgfm de torque.
Todos têm sete lugares e ofertam mais cavalaria do que o Tiguan Allspace R-Line com o motor 300 TSi, e uma calibração mais contida do 2.0 de quatro cilindros que entrega 186 cv e 30,6 kgfm de torque. Com o recalibrado EA888 evo5, o Tiguan poderá sentar-se na mesa com os rivais e conversar de igual para igual em termos de potência.
Repórter
Encontrou no jornalismo uma forma de aplicar o que mais gosta de fazer: aprender. Passou por Alesp, Band e IstoÉ, e hoje na Mobiauto escreve sobre carros, que é uma grande paixão. Como todo brasileiro, ainda dedica parte do tempo em samba e futebol.