Fiat Toro 2026 híbrida: quais serão as novas rivais da picape nos próximos anos
O mercado de SUVs pode estar com quase metade das vendas em volume de emplacamentos no Brasil, mas o segmento de picapes intermediárias vem ganhando destaque. Não vamos demorar para ter a Fiat Toro 2026, que ganhará um sistema híbrido-leve de 48V com câmbio e-DCT. Porém, ela não estará sozinha, pois vai ganhar rivais de peso nos próximos anos.
Lançada em 2016 no Brasil e atualizada visualmente pela última vez em 2021 (também houve uma padronização da grade em 2023), a Fiat Toro praticamente não teve rivais à altura desde a sua estreia. A Renault Oroch até foi lançada antes, mas não foi párea mesmo custando menos, enquanto a Chevrolet Montana também não conseguiu deslanchar frente a picape da Fiat.
Confira agora abaixo quais serão as novas rivais da nova Fiat Toro híbrida
Você também pode se interessar por:
- Nova Renault Niágara terá truque de Onix para tentar vender mais que Fiat Toro
- Nissan Kicks picape: o que podemos esperar da rival da Fiat Toro?
- Exclusivo: VW Saveiro já tem data para morrer e a culpa é da nova VW Tarok
- Nova Fiat Toro híbrida pode ter mais de 200 cv à espera da picape do Corolla
Renault Niagara
Precursora do segmento de picapes intermediárias no Brasil com a Duster Oroch (depois rebatizada de Oroch), a Renault contará com outra picape inédita para cumprir a proposta que era esperada pela Oroch. Estamos falando da Renault Niágara, que chegará para rivalizar diretamente com a Toro, mas sem substituir a Oroch. Até o momento, ela deu as caras como conceito no final de 2023 no Rio de Janeiro (RJ), mas já circulam mulas em testes com base na plataforma RGMP (CMF-B) pelas ruas brasileiras desde o ano passado.
É previsto que a Renault Niágara seja equipada com o motor 1.3 turbo flex TCe de 163 cv usado no Duster hoje em suas versões de topo. Também há a chance da inédita picape intermediária estrear o conjunto E-Tech 1.6 híbrido flex, que a marca prepara para o Brasil e pode chegar a 145 cv.
Nissan Kicks picape
É verdade que a Nissan não vive (mais) um grande momento financeiro em sua história, mas ao mesmo tempo que isso ocorre temos bons ventos no horizonte. Isso porque a chamada picape do Nissan Kicks foi confirmada em 2023 pelo ex-CEO da marca, Makoto Uchida. Na ocasião, ele disse que iria “crescer nossa linha ao utilizar a competência da Renault em picapes de meia tonelada, no caso, a recém-revelada Niagara”.
A novidade usará a mesma plataforma RGMP da Renault Niágara, que hoje já equipa o Renault Kardian e servirá também ao novo Nissan Kicks – também previsto para o Brasil. Essa arquitetura permite construção de carros de até 2,95 m de entre-eixos. Para comparação, a Toro tem 2,99 m, assim podemos esperar um porte parecido para a picape monobloco da marca japonesa. Seu estilo será algo nos moldes da nova geração do Kicks, enquanto sua motorização deverá ser compartilhada com a Niágara.
Volkswagen Tarok/Udara
Eis aqui da lista uma das picapes mais esperadas para o segmento das intermediárias: a VW Tarok ou Udara, podendo se chamar até Saveiro. Com direito a conceito apresentado no último Salão do Automóvel de 2018, a Volkswagen Tarok será baseada na plataforma MQB-A0, a mesma utilizada por T-Cross, Nivus, Virtus, Polo e o novo Tera. A caminhonete já foi flagrada rodando em testes como mula do Tiguan, com direito a suspensão com feixe de molas na traseira para ser mais parruda e ter maior capacidade de carga.
A previsão é que a Tarok seja produzida na mesma fábrica do T-Cross, em São José dos Pinhais (PR), ficando a dúvida quanto à sua motorização. É possível que a inédita picape traga debaixo do capô o motor 1.5 TSI Evo2, propulsorque já teve confirmação de produção na fábrica de São Carlos (SP) pelo sindicato local. A usina ainda pode trabalhar atrelado a motores elétricos e formar tanto um híbrido pleno, quanto um plug-in. Neste último, o 1.5 TSI PHEV pode entregar até 272 cv – deixando a picape capaz até de disputar igualdade com a Ram Rampage Hurricane 2.0 turbo a gasolina em termos de desempenho.
Toyota Corolla picape
A Toyota terá uma picape intermediária para chamar de sua também. Chamada por enquanto de picape do Corolla, a caminhonete inédita ainda tem seu visual desconhecido, mas poderá beber na fonte dos últimos lançamentos da marca japonesa no mercado internacional ou até mesmo se inspirar na picape conceito Toyota EPU, apresentada no Salão de Tóquio, no Japão.
Sua base será a TNGA, a mesma utilizada por Corolla e Corolla Cross – por isso a alcunha de picape do Corolla. Mas seu destaque mesmo será o motor híbrido, que deverá ser herdado do utilitário do Rav4, no caso o motor 2.5 aspirado associado a dois motores elétricos para atingir cerca de 220 cv de potência, podendo ser até melhor porque deve ser flex. Melhora ainda a expectativa acerca de seu consumo, já que o Rav4 PHEV hoje faz 15,3 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada.
Projeções/ KDesign AG
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp
Por Diego Dias
Repórter
Entusiasta de carros desde criança, achou no jornalismo uma forma de combinar paixão e profissão. É jornalista formado pela faculdade FIAM-FAAM e atua no setor automotivo desde 2014, com passagens por Auto+, Quatro Rodas e Motor1 Brasil.