Nissan Kicks picape: o que podemos esperar da rival da Fiat Toro?
A Nissan confirmou que terá uma picape compacta média em nosso mercado para brigar com Fiat Toro, Chevrolet Montana, VW Tarok, picape do Corolla e nova Renault Oroch por aqui. E essa confirmação veio por meio do presidente da marca para a América do Sul, Guy Rodríguez, nas últimas semanas – como Mobiauto já contou neste outro artigo.
Sua missão será difícil por aqui, devido ao tamanho da concorrência que a picape da Nissan enfrentará. Afinal, mais para o fim da década não haverá apenas Montana, Oroch e Toro em nosso mercado. O modelo usará a base do Nissan Kicks para ganhar vida e deve chegar entre 2026 e 2027.
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Mas o que podemos esperar da nova picape da Nissan? O primeiro ponto é que ela será construída com estrutura monobloco, diferente do estilo chassi-cabine de uma Frontier, por exemplo. A plataforma é a CMF-B que já é usada no novo Kicks, e que também é base para o Renault Kardian.
Essa arquitetura permite a construção de carros entre 2,60 m e 2,95 m de entre-eixos. A menor medida é a usada no Kardian, e podemos esperar pela maior dimensão para a picape, que se aproximará dos 2,99 m de entre-eixos da Fiat Toro.
Seu visual beberá bastante da fonte do novo Kicks. A linha de design apresentada no SUV compacto de nova geração é a mais atualizada da marca e que será aplicada em outros modelos. Dito isso, podemos esperar por linhas bem futuristas, interior com telas grandes e os bancos devem ter a tecnologia Zero Gravity, com sistema da Nasa como os de Sentra e Kicks atuais, por exemplo.
A expectativa é de que seja apresentada em nosso mercado já com motorização híbrida. Vale lembrar que o sistema e-Power da Nissan sempre foi esperado por aqui, mas nunca chegou de fato.
A tecnologia dá prioridade para o motor elétrico movimentar o carro, e a usina térmica fica como uma espécie de gerador para alimentar o banco de baterias. É parecido com a aplicação da Honda nos Civic, CR-V e Accord e:HEV.
Há a possibilidade de a nova picape da Nissan também usar a motorização compartilhada com a Renault. Mobiauto apurou tempos atrás que os modelos da marca podem usar motorização 1.6 aspirada com dois motores elétricos, resultando em 140 potência.
E também podemos considerar o uso do 1.3 turbo flex TCe, que é o usado em Renault Duster e Oroch, e feito em parceria com a Mercedes. Ele rende até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque e já tem aplicações em esquema micro-híbrido, com sistema 48V, em outros mercados.
Sua produção será na Argentina, e o modelo chegará ao mercado importado. Suas rivais já estão definidas e resta saber agora quando chegará mesmo e o que podemos esperar da picape do Nissan Kicks. Mais detalhes você pode conferir abaixo, em mais um vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:
Projeções: Kleber Silva/KdesingAG
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.