Fiat Mobi 2022 perde potência, mas motor 1.0 fica mais econômico

Marca se antecipa ao novo Kwid e deixa linha 2022 do subcompacto mais econômica, mas motor perde potência e torque
LF
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17.01.2022 às 21:19
Marca se antecipa ao novo Kwid e deixa linha 2022 do subcompacto mais econômica, mas motor perde potência e torque

Pouco antes do Renault Kwid 2023, que será lançado na próxima quinta-feira (20), chegar ao mercado, a Stellantis fez uma importante atualização em seu subcompacto Fiat Mobi. 

O site oficial da marca italiana já mostra que o veterano motor 1.0 8V Fire Evo flex foi recalibrado para atender às novas regras de emissão de poluentes do Proconve L7. A informação havia sido antecipada pelo amigo Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, há poucos dias.

Com isso, o subcompacto perdeu potência, torque e, consequentemente, desempenho. No entanto, ganhou números melhores de consumo para brigar com o rival da Renault. 

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As especificações caíram de 73/75 cv (a 6.250 rpm) e 9,5/9,9 kgfm (a 4.850 rpm) para 71/74 cv e 9,3/9,7 kgfm com gasolina/etanol. Por conta disso, o 0 a 100 km/h do subcompacto subiu de 14,4 segundos com gasolina e 13,8 segundos com etanol para 14,9 s e 14,4 s, respectivamente. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.

Em compensação, o pico de torque chega a uma rotação mais baixa, 3.250 rpm, 1.600 giros mais cedo. O consumo também melhorou: 8,9 km/l (E) e 13 km/l (G) na cidade para 9,6 km/l e 13,5 km/l, respectivamente. E de 10,1 km/l (E) e 14,1 km/l (G) na estrada para 10,4 km/l e 15 km/l, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.

Marca se antecipa ao novo Kwid e deixa linha 2022 do subcompacto mais econômica, mas motor perde potência e torque

Outros motores da Fiat perdem potência

A redução de potência e torque é similar àquela praticada com o motor 1.3 Firefly usado por Pulse, Strada, Argo e Cronos: de 101/109 cv para 98/107 cv, e de 13,7/14,2 kgfm para 13,2/13,7 kgfm. Da mesma forma, o propulsor 1.4 Fire usado por Strada e Fiorino viu seus dados caírem de 85/88 cv e 12,4/12,5 kgfm para 84/86 cv e 11,8/12,2 kgfm.

O mesmo deve ser feito com o propulsor 1.0 6V Firefly do Argo e que, segundo os colegas do Autos Segredos, equipará também a linha 2023 do Cronos em substituição ao recém-extinto Grand Siena. No entanto, os novos dados dessa usina recalibrada ainda não foram divulgados.

Até porque, além dos motores revistos e da opção 1.0 aspirada para o sedan, Argo e Cronos terão outras novidades na linha 2023, incluindo novas versões de topo 1.3 automáticas (CVT).

Leia também: Fiat veta novo reajuste do Pulse de pré-venda por medo de multa milionária

Fiat Mobi 2022 – Preços e principais itens de série

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Junto dos obrigatórios airbags frontais, freios dianteiros com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem), cintos de segurança de três pontos em todas as posições, encostos de cabeça em todas as posições e ganchos Isofix para cadeirinhas infantis, o Mobi 2022 atualizado vem de série com:

Mobi Like 2022 - R$ 60.990

Ar-condicionado
Banco traseiro com encosto lombar inteiriço rebatível
Bolsa porta-objetos e porta garrafa nas portas dianteiras
Quadro de instrumentos analógico com computador de bordo digital de 3,5”
Console central com porta-objetos e porta-copos (2 dianteiros e 1 traseiro)
Direção hidráulica
Espelho no para-sol lados motorista e passageiro
Faróis com máscara negra
Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do ve ículo em subida)
ITPMS (Sensor de monitoramento da pressão dos pneus)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro
Luz de leitura dianteira com interruptor na porta lado motorista e passageiro
Maçanetas e retrovisores externos na cor preta
Molduras nas caixas de roda
Para-choques na cor do veículo
Porta-malas com tampa de vidro e tapete em carpete
Pré-disposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros)
Retrovisores externos manuais com luzes indicadoras de direção integradas
Rodas de aço aro 14 com calotas integrais
Pneus 175/65 R14 com baixa resistência à rolagem
Tomada 12V
Vidros elétricos dianteiros com um-toque e antiesmagamento
Travas elétricas nas quatro portas

Pack Fit In (R$ 1.000): volante com regulagem de altura; cintos dianteiros com regulagem de altura; comando interno de abertura do porta-malas e tanque de combustível; console de teto; maçanetas e retrovisores externos na cor do veículo; banco do motorista com regulagem de altura.

Pack Multimídia (R$ 4.000): rádio com quatro alto-falantes, dois tweeters e Antena; central Multimídia de 7" com Android Auto e Apple CarPlay sem fio; volante multifuncional; Bluetooth com pareamento de dois celulares simultaneamente; entrada USB; comando de voz.

Leia também: O adeus ao Uno: donos contam histórias do Fiat mais popular do Brasil

Mobi Trekking - R$ 63.990 

Acrescenta ao pacote anterior:
Banco do motorista com regulagem de altura
Bancos dianteiros com bolsa porta objetos no encosto
Barras longitudinais no teto e moldura nas caixas de roda
Calotas escurecidas
Caracterização Trekking (adesivos em capô, teto, laterais e tampa do porta-malas)
Central Multimídia de 7" Android Auto e Apple CarPlay sem fio, entrada USB e comando de voz
Volante multifuncional
Conexão Bluetooth com pareamento de até dois celulares simultâneos
Chave canivete
Console de teto
Logotipo Fiat na grade dianteira e tampa do porta-malas escurecido
Maçanetas externas na cor do veículo
Painel (moldura) e maçanetas internas na cor preta
Pintura bicolor com teto e capas externas dos retrovisores na cor Preto Volcano
Pré-disposição para rádio com quatro alto-falantes, dois tweets e Antena)

Pack One (R$ 1.500): Volante com regulagem de altura; cintos dianteiros com regulagem de altura; comando interno de abertura de porta-malas e tanque de combustível; retrovisores externos elétricos com Tilt Down; sensores traseiros de estacionamento. 

Pack Style (R$ 2.500): Rodas de liga leve 14"; faróis de neblina.

Errata: a Fiat atualizou por engano, em seu configurador (em 17/01), a lista de itens de série do Mobi. Equipamentos como controle de estabilidade (ESC), assistente de partida em rampa (Hill Holder) e sensor de monitoramento de pressão dos pneus (ITPMS), divulgados no site, serão opcionais na linha 2023 do veículo, que será apresentada nos próximos meses. 

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